A exposição, assinada pelo artista visual Canfield/SK, inaugurada em setembro deste ano na Galeria de Arte da Villa Francioni, entrou no seu último mês. As 25 telas e a instalação artística ambiental constituída por cinco gigantescos objetos suspensos no teto poderão ser vistas até o próximo dia 21 de novembro. Intitulada “Memento Mori/Carpe Diem”, as obras foram concebidas durante a pandemia.
O ARTISTA
Canfield/SK é paranaense, nascido em 1958 em Paranaguá e há quatro décadas vive e trabalha como pintor, escultor e médico clínico geral em Jaraguá do Sul. Desde o início dos anos 80, tem atuado no movimento cultural com participações – e premiações – em mostras artísticas no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e, também, em seu Estado de origem.
Médico de profissão e artista autodidata, Canfield/SK tem se dedicado à pesquisa do comportamento humano diante do medo da morte. “Como médico, não posso errar nunca, já na arte, pelo contrário, procuro o erro para chegar ao acaso”, explica o autor sobre seu processo criativo.
A EXPOSIÇÃO
Para o curador da exposição, Edson Machado, “Memento Mori/Carpe Diem” é “impactante, dramática e redentora”. Machado foi o responsável pelo convite ao artista para mostrar suas obras ao grande público, criadas no isolamento da pandemia. “As pinturas são marcadas pela dualidade da dor e da esperança, da finitude e do divino sopro da vida”. As duras expressões dos rostos pintados são retratos humanos que explicam os títulos das obras, todas pelo CID-Código Internacional de Doenças.
SERVIÇO
O quê: Exposição de Arte “Memento Mori/Carpe Diem”, do artista visual Canfield/SK
Quando: Até 21 de novembro de 2021
Onde: Galeria de Arte da Villa Francioni – Rodovia SC 114, km 300 – São Joaquim/SC
Entrada: Gratuita, diariamente das 10h às 17h