24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Por Luiz Del Moura

Tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, embora possa comprometer outros órgãos ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, mas outras microbactérias também podem provocar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

A Tuberculose é transmitida diretamente, através da fala, espirro ou tosse. Cada pessoa contaminada pode transmitir em média para 10 a 15 pessoas. A má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece para que o indivíduo acabe contraindo a doença.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue depois de algumas semanas. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose.

Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, falta de apetite, palidez e cansaço/fadiga. “Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa ou o ambulatório especializado para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final”, explica a coordenadora do Programa da Tuberculose, da Secretaria Municipal da Saúde, Elizandra Pereira de Andrade.

O tratamento para a Tuberculose é à base de antibióticos, com duração de seis meses. É 100% eficaz, mas precisa ser feito sem irregularidades durante todo o tempo de medicação, e o paciente precisa de acompanhamento de médicos e enfermeiros, e o tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose.

Ambulatório Especializado

Lages dispõe de Ambulatório com atendimento médico e de enfermagem especializado em Tuberculose e referência também para os municípios da região da amures. O mesmo está localizado na Praça Leoberto Leal, Número 20, centro (anexo à Vigilância Epidemiológica). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Este setor está vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, da Prefeitura de Lages.

Texto: Rafaela Machry

Foto: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

dezenove + um =