Configurada como um dos maiores eventos nacionais do segmento off-road, a 13ª edição do Transcatarina terá duração de cinco dias, e começou nesta terça-feira (26 de outubro), com a concentração no Hotel Renar, em Fraiburgo. Mais de 800 pessoas passaram pela secretaria de prova e vistorias técnicas.
A largada aconteceu na manhã desta quarta-feira (27 de outubro), ao lado do Lago das Araucárias. Serão cinco dias de evento, com pernoites em Caçador, Lages e São Joaquim, e chegada no dia 30 de outubro, em Tubarão, Sul do Estado. São 265 veículos inscritos, com pilotos e navegadores de diversas regiões do Brasil, representando 14 Estados e 116 municípios.
Em Lages, a Diretoria de Trânsito (Diretran) informa à população que, em decorrência da chegada dos veículos e pilotos da competição à área central do município, nas adjacências da Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana), a passagem de carros tradicionais estará interrompida em algumas vias nesta quinta e sexta-feira (28 e 29 de outubro), no período de meio-dia até as 20h nas duas datas, no trecho entre as esquinas das ruas Benjamin Constant e Coronel Córdova até a esquina entre as ruas Vidal Ramos Júnior e Aristiliano Ramos.
Igualmente irá funcionar na rua ao lado da Praça da Catedral, em frente à sede administrativa da Secretaria da Assistência Social e Habitação e à Escola de Artes Elionir Camargo Martins. Nos mesmos dias e intervalo de horário, o trânsito estará bloqueado nesta via.
Os pontos dos endereços estarão adequadamente sinalizados. Agentes de trânsito estarão disponíveis para orientar os condutores. O executivo de Trânsito, da Diretoria de Trânsito (Diretran), Newton Silveira Junior, observa que, “os motoristas deverão assumir rotas alternativas para evitar transtornos a sua rotina, como atrasos e imprevistos nos horários de trabalho e escola. Estamos a postos para bem atender a comunidade e colaborar para a boa fluidez do tráfego”.
Referência em Rali
Com fases extremamente técnicas, o Transcatarina se tornou uma referência no rali de regularidade nacional, e em 2021 passará por estradas vicinais e propriedades particulares da região da Serra Catarinense em aproximadamente 800 quilômetros repletos de percursos retos e sinuosos; de piso liso, batido e cascalhado, e travessias de rios, aguçando a precisão dos off-roaders, sua concentração, competitividade e ritmo de disputa. Entre as cidades percorridas pelas máquinas estão Rio das Antas, Curitibanos, Ponte Alta, Correia Pinto, Painel, Lauro Müller, Bom Jardim da Serra, Orleans e Pedras Grandes. E é claro, Coxilha Rica, Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco não podem ficar de fora do roteiro. Os colírios da região serrana.
Categorias
O Transcatarina é composto pelas categorias de Competição (Master, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light) e Passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 01 e 02, Camping e Adventure 01, 02 e 03).
Texto: Daniele Mendes de Melo/Arte: Carlos Alberto Arruda Junior