Mapa Cultural de Lages aberto para pesquisas por agentes culturais

Por Luiz Del Moura

Criado em julho de 2020 como recurso para identificação de agentes culturais de Lages durante a pandemia da Covid-19. O Mapa Cultural de Lages é uma ferramenta que teve como origem o requisito do processo de inscrições de projetos culturais que visavam os prêmios da Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc através do edital Chico de Assis I e II promovidos pela Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural (FCL).

Atualmente o Mapa Cultural de Lages conta com mais de 700 cadastros compreendendo artistas e coletivos das sete áreas compreendidas pelo conselho de políticas culturais da cidade, sendo: blocos e escolas de samba, coletivos e tradicionalistas, nativistas e Centros de Tradição Gaúcha, coletivos, atores e atrizes de teatro, de contação de histórias e agentes culturais de danças, musicistas, coletivos e agentes culturais dos movimentos étnicos e do artesanato, profissionais, coletivos e amadores da literatura, da memória e do patrimônio e profissionais, amadores e coletivos das artes visuais e do audiovisual.

Qualquer coletivo, pessoa física ou jurídica pode realizar cadastro no Mapa Cultural, basta acessar o link: cultura.lages.sc.gov.br/gerenciador-artista/ e escolher entre Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e preencher o formulário.

Para que serve um Mapa Cultural?

O Mapa Cultural de Lages é um software livre para gestão cultural e mapeamento colaborativo que permite a gestores, agentes culturais e a todos os cidadãos conhecer, compartilhar e participar da produção cultural de um território. É o ambiente que organiza e possibilita visibilidade para agentes, espaços, eventos e projetos culturais e artísticos na cidade de Lages e região.

A plataforma é alimentada de duas formas:

Pelo poder público, que insere na plataforma informações sobre os equipamentos culturais, programações, eventos e editais oficiais.

Pela população em geral, que se cadastra como agente cultural (individual ou coletivo) e pode divulgar seus próprios dados e programações, se inscrever em editais, se articular em rede com outros agentes.

O Mapa Cultural de Lages foca na colaboração, na descentralização do uso de dados abertos e da transparência. A lógica do Mapa Cultural de Lages é de localização, possibilitando encontrar quem faz ou trabalha com cultura ou arte em Lages.

Como localizar um agente cultural no Mapa?

A partir de agora, produtores, empresas e público em geral podem localizar atores, atrizes, profissionais das artes e cultura diretamente no site da Fundação Cultural de Lages por meio da ferramenta de busca do Mapa Cultural que está no link: https://cultura.lages.sc.gov.br/mapa-cultural-procurar-artista

Neste campo, o interessado pode preencher filtros como procurar por função do agente como: artesã, atriz, cinegrafista, dançarino, etc.

Segundo o Superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi, a ferramenta, assim como o próprio Mapa Cultural de Lages continuam passando por evoluções. “Temos uma ferramenta de cadastro de agentes da cultura e artes muito simples e prático que facilitou o processo dessas pessoas na participação dos Editais Chico de Assis da Lei Aldir Blanc com seus projetos culturais já executados. Agora abrimos o Mapa para que esses profissionais possam ser identificados por produtores, empresas e afins, com o objetivo de movimentarmos a cadeia produtiva na cidade”, diz.

Texto e Foto: Fabrício Furtado

Leia também

Deixe um comentário

quatro × cinco =