Mercado Público terá programação diferenciada para celebrar o Dia do Gaúcho no próximo sábado

Por Luiz Del Moura

Cultura, tradição e orgulho de pertencer a essa terra “em que o céu é mais azul”. Lages, como importante peça para a Revolução Farroupilha e “a mais gaúcha das cidades catarinenses”, também comemora o Dia do Gaúcho, no dia 20 de setembro, com uma programação especial no Mercado Público

Uma intensa programação foi preparada para celebrar o Dia do Gaúcho, comemorado no próximo sábado (20 de setembro), no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. Desde cedo, a partir das 9h, até o fim do dia haverá várias atrações artísticas e musicais para enaltecer a cultura e história do tradicionalismo gaúcho.

Símbolo de luta e cultura de um povo aguerrido, o 20 de setembro é comemorado há 189 anos pelo início de uma revolta contra o governo imperial do Brasil, ocorrida em 1835. Naquele dia, a insatisfação sobre a cobrança de altos impostos chegou ao limite, desencadeando, assim, a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.

Ocorrida primordialmente no Rio Grande do Sul, o estado de Santa Catarina também faz parte deste marco histórico e a cidade de Lages teve papel fundamental nessa Revolução. “Celebrar o Dia do Gaúcho é valorizar nossas raízes. Lages está diretamente ligada a essa história de muitas lutas e é nosso dever celebrar a data e manter viva a memória dos nossos antepassados”, reconhece a prefeita Carmen Zanotto.

Conforme informações da obra “O Continente das Lagens”, do escritor lageano Licurgo Costa, durante a Guerra dos Farrapos, os corajosos soldados lageanos, junto ao exército de Bento Gonçalves, arrastaram os barcos farroupilhas pelas várzeas lamacentas da região. Por este motivo o General Davi Canabarro comentou com o coronel lageano Serafim de Moura que os soldados de Lages pareciam “bois de botas”, fazendo alusão a sua força e fibra para transpassar pelos atoleiros e banhados aos quais eram mais acostumados.

Outros momentos marcantes de Lages na história Farrapa estão na Proclamação da República Lageana, em 1839, e na Batalha do Passo de Santa Vitória, da qual participou o casal revolucionário Anita e Giusepe Garibaldi. Para tanto, a data tornou-se um marco da resistência política e cultural do povo gaúcho (e catarinense), valorizando seus costumes e tradições.

Para comemorar esses feitos, a programação festiva no Mercado Público encerrará as atividades da Semana Farroupilha que teve início na última segunda-feira (15), em Lages, no Casarão Juca Antunes. “O Dia do Gaúcho celebra a força da nossa cultura e tradição. Teremos um dia completo de atividades no Mercado Público com mateada, apresentações culturais e musicais, torneio de chula e baile gaúcho, enaltecendo a história do nosso povo”, destaca Celio Bueno Junior, diretor Mercado Público de Lages.

Como ato simbólico, além de toda a programação no decorrer do dia no Mercado Público, haverá ainda o tradicional Desfile Farroupilha, em que um grupo de cavaleiros passará pelo Centro de Lages carregando a “Chama Campeira”, que está no Casarão Juca Antunes, e será levada até as dependências do Mercado, às 11h.

Confira a programação completa para o dia 20 de setembro no Mercado Público:

09h – Mateada “Bem do nosso jeito”, para esquentar a prosa;

10h30 – Show com Érico Goulart e Éder Goulart;

11h – Chegada da Chama Campeira;

12h – Apresentações musicais e culturais no palco Entrevero com transmissão ao vivo pela Band FM no Programa Buenas Tchê;

14h – Torneio de Chula;

18h – Show com Daniel Pakri;

18h40 – Premiação da Chula;

19h30 – Grande Baile com Nilson Neves e Grupo Gaúcho.

Texto: Silviane Brum

Fotos: Fábio Pavan e arquivo Comunicação PML

Leia também

Deixe um comentário