Morro da Cruz está preparado para receber as celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo

Por Luiz Del Moura

Somente da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente foram mais de 140 servidores que trabalharam nos serviços gerais de limpeza, pintura, elétrica, entre outros serviços estruturantes

A Prefeitura de Lages, por meio das Secretarias Municipais competentes, trabalhou intensamente durante os últimos dias na preparação da infraestrutura necessária para as celebrações da Semana Santa no entorno do Morro da Cruz, bairros Morro Grande e Vila Nova.

Para se ter uma ideia da ação realizada nesta região da cidade, somente da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente foram mais de 140 servidores que trabalharam nos serviços gerais de limpeza, pintura, elétrica, entre outros serviços estruturantes. “Tudo está pronto. Hoje somente alguns serviços mais específicos para bem receber os milhares de fieis nesta Sexta-Feira Santa”, comenta o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza.

A programação da Semana Santa traz missas, procissões, vigílias e adorações eucarísticas e a encenação da Santa Ceia. A programação completa está no card que ilustra esta matéria. Um dos pontos altos da programação religiosa é a celebração da Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo, na Sexta-Feira Santa (7 de abril), a partir das 6 horas, no Morro da Cruz. Às 9h30, da Sexta-Feira Santa, está programada a primeira encenação no alto do Morro: Paixão e Morte de Jesus Cristo. Já às 16h30, deste dia, ocorrerá a segunda encenação. No período da tarde, da Sexta-Feira Santa, nas paróquias da cidade serão realizadas as celebrações litúrgicas da Paixão de Cristo.

No Sábado de Aleluia, dia 8 de abril, nas paróquias da Diocese será realizada a Vigília Pascal – celebração da Eucaristia – Benção do Fogo Novo. Já às 21h15 no pátio da Igreja do Navio inicia a Procissão da Luz, que irá se deslocar pela escadaria Frei Silvério e no Morro da Cruz será realizada a encenação da Ressurreição de Jesus – Celebração da Vida com show de fogos de artifício e luzes.

No Domingo de Páscoa, dia 9 de abril, às 9 horas, será realizada a celebração da Páscoa nas paróquias da Diocese. A programação completa está no card que ilustra esta matéria.

Em caso de chuva na Sexta-Feira Santa

A previsão do tempo para esta sexta-feira (dia 7 de abril), segundo o site: climatempo.com.br indica a possibilidade de 90% de chuva para Lages, com uma precipitação que pode chegar a 45mm, durante todo o dia.

De acordo com os coordenadores da programação religiosa da Semana Santa (Movimento do Tabor – Igreja do Navio), em caso de chuva na Sexta-Feira Santa a organização deverá decidir momentos antes sobre o cancelamento ou adiamento para o sábado (8) das celebrações ao ar livre. “Se estiver chovendo às 9h30, não realizaremos esta encenação, mas manteremos a do período da tarde. E se chover o dia inteiro não deveremos realizar as encenações ao ar livre na Sexta-Feira Santa, sendo que poderá haver a encenação da Via Sacra no sábado (dia 8) no período da tarde e à noite as celebrações normais da Ressurreição de Cristo. E se chover no sábado à noite a encenação da Ressurreição será dentro da Igreja do Navio”, explica Hélio Furlan.

 

Texto: Ari Junior

Artes: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

19 − treze =