Mulheres moradoras de Cadeados recebem edição do Projeto Lageanas em Ação

Por Luiz Del Moura

Roda de conversa, poesia, ginástica e brindes animaram a tarde deste último sábado do mês de abril

Neste sábado (26 de abril) foi a vez das mulheres da localidade de Cadeados serem acolhidas e cuidadas pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Políticas para Mulher e para o Idoso, com o Projeto Lageanas em Ação, evento promovido no salão da Igreja da localidade. Esta, a segunda edição. A primeira edição do Projeto contemplou as mulheres do Salto Caveiras, no início deste ano de 2025.

O evento conta com a parceria da Secretaria da Saúde e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, e apoio do Banco de Alimentos, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e demais representantes integrantes da rede de apoio à mulher.

A ação, direcionada exclusivamente ao público feminino, promoveu o bem-estar a várias mulheres, incluindo atendimentos gratuitos de saúde, como, exames preventivos, vacinação, testes rápidos e sessões de auriculoterapia, oferecidos pela Secretaria da Saúde.

Durante a roda de conversa foram explanadas as batalhas das mulheres contra a violência, a importância de uma rede de apoio, os seus direitos e a quem recorrer. “Vamos Trabalhar incansavelmente para mudar as estatísticas, e juntas conseguir melhorar as condições de vida, o acesso a estudos e ao mercado de trabalho às mulheres do campo e da cidade”, pontua a secretária de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte.

Primordial facilitar o alcance aos serviços. “Estas ações se tornam essenciais para chegar àquelas mulheres que enfrentam uma agenda cheia e priorizam outras atividades. Nosso objetivo é estar mais próximos delas, e ofertad autocuidado a todas”, enfatiza a secretária da saúde, Susana Zen.

Serviços públicos levados para mais perto das contribuintes na área de interior. ”A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca cuida da malha viária rural do município e estimula a produção rural e o desenvolvimentoeconômico. Lages possui número expressivo de mulheres agricultoras familiares e está devidamente ciente da liderança do público feminino em diversos tipos de negócios, além do zelo pela família. O trabalho da Prefeitura está voltado à atenção a elas”, salienta o secretário Pedro Donizete de Souza.

Segundo a coordenadora da Capela, Laura Aparecida Borges Rafaelli, ações como esta beneficiam toda a comunidade, não restritas às mulheres. “Valorizam as mulheres. Sentem-se acolhidas, ouvidas e assistidas. Por consequência, sua família é beneficiada.”

Em um momento de descontração, as participantes se exercitaram, riram e interagiram com brincadeiras. “Ótimo poder estar aqui, aprender e me divertir”, confessa a moradora da localidade, Solange de Oliveira Rosa.

Ao final do encontro, vários brindes sorteados, café comunitário com apoio do Banco de Alimentos e exposição de empreendimentos da economia solidária.

A Prefeitura de Lages segue a continuidade ao Projeto Lageanas em Ação, com atenção às mulheres de todos os territórios geográficos do município.

Texto e fotos: Silvana Mateus

Leia também

Deixe um comentário

seis − um =