PJSC atinge meta de finalizar digitalização de todos os processos ativos do 1º grau

Por Luiz Del Moura

O Poder Judiciário catarinense (PSC) concluiu neste mês a digitalização de todos os processos ativos de 1º grau. O grande feito da Secretaria de Digitalização de Processos de Primeiro Grau, vinculada à Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau (DSJPG), agrega ainda mais celeridade, transparência e segurança na tramitação desses processos, de forma a contribuir para a efetividade da prestação jurisdicional.

O objetivo foi alcançado na semana passada (26/1), com a digitalização de um lote de aproximadamente 19 mil processos de execução fiscal, o que encerrou os trabalhos de digitalização de todo o acervo de processos em andamento. Resta agora, às unidades judiciais correspondentes, a realização da etapa de integralização das peças digitais. Segundo o chefe da Secretaria de Digitalização de Processos de Primeiro Grau, Jucélio José da Silva, ao finalizar esse grande objetivo, a equipe já deu início à digitalização de processos suspensos e/ou arquivados administrativamente.

As atividades de digitalização de processos judiciais no PJSC iniciaram em fevereiro de 2017, com o intuito de tornar digitais os autos que tramitavam em meio físico. Desde então, a Secretaria de Digitalização atuou em um volume aproximado de 140 mil processos. Também com mão de obra terceirizada, a Secretaria de Digitalização, mediante padronização e especialização dos processos de trabalho, incrementou a produtividade ao longo do tempo. No primeiro ano eram digitalizados aproximadamente 67,5 processos por dia; atualmente, a média diária é de 191,3 processos.

O processo de digitalização ocorre em três grandes etapas: a) separação e coleta dos autos na comarca; b) digitalização, que envolve higienização, digitalização em si e conferência dos arquivos; e c) devolução, no formato PDF, e integralização dos autos digitais pela unidade judicial na qual o processo tramita, quando então o processo é convertido de físico para digital.

NCI/TJSC

Leia também

Deixe um comentário

18 + cinco =