Houve, nos dias 12 e 13 de agosto, encontros de formação continuada e permanente dos professores do componente curricular de Matemática e de Apoio à Inclusão do Sistema Municipal de Educação
No Encontro de Formação Continuada e Permanente dos professores de Apoio à Inclusão, 412 educadores em dois dias de formação. Na terça-feira, dia 12, a formação foi voltada aos professores da educação infantil. Na quarta-feira, dia 13, o encontro foi com os professores do ensino fundamental. Ao longo da formação foram apresentados materiais e recursos pedagógicos a serem inseridos nas escolas e salas de aula, como o Monstro das Cores, que estimula o reconhecimento de emoções.
Conduzida pela professora formadora, Liliane Cardoso, a formação dos professores do componente curricular de Matemática foi realizada no dia 13 de agosto. O encontro focou nas questões alusivas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. Com o objetivo de alavancar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do componente curricular, foram discutidas as alterações na matriz de referência do Saeb e estratégias e habilidades a serem desenvolvidas com os estudantes. A professora Rubia Knoll também contribuiu com sua experiência, demonstrando a prática da leitura compartilhada para desenvolver a interpretação de problemas matemáticos, o que colabora para estabelecer um vínculo mais sólido entre professor e aluno, otimizando o processo de aprendizagem.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, justifica a importância do Polo UAB estar vinculado à Secretaria da Educação. “O Polo Lages da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é fundamental para ampliar a oferta de educação pública de qualidade e gratuita em Lages. Além deste papel primordial, serve como suporte para a Secretaria da Educação na realização das formações continuadas e permanentes de nossos educadores, entre outras eventos e demandas”, salienta o secretário Cristian.
A coordenadora do Polo UAB Lages, professora Carmen Lucia Ransolin, pontua a capacidade da instituição em atender distintas demandas educacionais. “Para nós é um orgulho poder receber as formações da educação municipal, tanto dos professores de Matemática, quanto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). É muito bom estar entre professores. Agora neste semestre teremos o início de novas turmas de Especialização em Educação Inclusiva (Edin) e Licenciatura em Matemática. Nosso Polo está pronto para atender todas as demandas da educação no município.”
O Polo UAB conta com três salas de aula, uma delas destinada a videoconferências; sala de informática, que também pode ser usada para aulas; biblioteca, e banheiros adaptados a Pessoas com Deficiência (PcDs). Mais informações a respeito dos cursos ofertados pelo Polo UAB podem ser obtidas por meio de telefone: (49) 3019-7439. A unidade está situada na rua Independência, nº: 245, bairro Gethal – antigo prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Iago Matias
Galeria
