Prefeitura contrata empresa especializada para revitalizar gramado do Estádio Municipal Vidal Ramos Junior

Por Luiz Del Moura

A revitalização do campo do Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior (Tio Vida) é uma obra executada pela Fundação Municipal de Esportes (FME), órgão da Prefeitura de Lages. As melhorias iniciaram no dia 16 de abril, com serviços realizados por empresa especializada, contratada pela FME.

Os trabalhos, que de agora em diante deverão ser feitos uma vez ao ano, compreendem o corte vertical da grama, por meio do qual a raiz e as folhas secas do gramado são removidas, seguido de aeração que descompacta e alinha o perfil do solo. Na sequência se faz o recolhimento de todos os resíduos resultantes deste manejo para que possa ser aplicada cobertura de areia (Top Dresser). O Top Dresser consiste no nivelamento do gramado com a aplicação de 45 metros cúbicos de areia.

Feito isso, o campo é fertilizado com 150 quilos de adubo o que aumenta a capacidade de recuperação e revitalização da grama (espécie sempre-viva).

Esse conjunto de procedimentos é a parte básica do trabalho a ser feito, anualmente, para que o gramado do estádio permaneça sempre em perfeitas condições de uso nas partidas de futebol de campo. Pois, para a manutenção permanente do gramado, é preciso a irrigação, o que deve ser feito diariamente.

A irrigação é feita com cerca de 45 mil litros de água, através de sistema de bombeamento e aspersão superficial sobre toda a área do gramado, encharcando o campo numa proporção de cinco milímetros de água.

Para que tudo isso tenha o devido resultado, a FME treinou, através de um workshop promovido pela Federação Catarinense de Futebol, o gerente Jehan Oliveira e o coordenador do Estádio, João Rodrigues Gomes, os quais são os responsáveis pela manutenção do campo de futebol.

“Contratamos empresa especializada, com grande experiência, responsável por serviços semelhantes feitos nos principais estádios de futebol do país, como por exemplo o Maracanã. Com a melhoria do gramado, o Tio Vida estará bem preparado para sediar as partidas do Internacional na Série B do Catarinense e as disputas dos JOCOL”, enfatiza o superintendente da FME, Renato Nunes de Oliveira Júnior (Renatinho).

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho e Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

treze + 13 =