Os casuais problemas infraestruturais de mobilidade e de saúde originados por poeira em dias ensolarados e por lama em dias chuvosos na rua Maurício Antônio Nunes, situada no bairro Santa Helena, foram solucionados pela prefeitura recentemente. A via, que hospeda a Escola de Educação Básica (E.E.B.) Professora Ilza do Amaral de Oliveira, e paralela à rua Célio Batista de Castro, onde está o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Eudalto Lopes de Sá, anteriormente de chão batido, recebeu capital material e serviços inerentes às atividades de implantação de rede de drenagem pluvial com instalação de 200 tubos de concreto, para escoamento das águas das chuvas, acrescentadas confecção e inserção de caixas de captação das águas de precipitação pluviométrica; pavimentação, com a utilização de lajotas novas sextavadas em uma extensão de 130 metros por sete metros de largura de pistas de rolamento para passagem de veículos, e colocação de meios-fios com rebaixamento nas entradas de garagem, viabilizadas por investimentos em fornecimento de produtos e insumos e execução de mão de obra capitaneados e custeados com recursos financeiros públicos próprios da prefeitura de Lages (contrapartida), através da Secretaria de Obras, com parceria projetista da Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, e provenientes de emenda parlamentar. Equipe profissional própria do Município, além da força de trabalho de Pessoas em Alternativa Penal (Paps)/reeducandos, fruto de um acordo de cooperação técnica entre a prefeitura de Lages, Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa e Central de Penas e Medidas Alternativas de Lages (CPMA – Lages).
O valor final das obras está em processo de contabilização. Os trabalhos começaram em agosto deste ano e estão prontos há 1,5 mês.
O repasse das obras concluídas à população aconteceu em cerimônia oficial no fim da manhã deste sábado (19 de novembro), pelo prefeito Antonio Ceron, acompanhada pelo vice-prefeito, Juliano Polese; secretário de Obras, João Alberto Duarte; secretário do Planejamento e Mobilidade Urbana, Gabriel Córdova de Jesus; vereador Ozair Coelho (Polaco); presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Helena, João Maria Teles; secretários e executivos de pastas municipais variadas; lideranças comunitárias, e moradores, comerciantes e prestadores beneficiados.
Respeito ao dinheiro e às expectativas de quem financia as obras: O povo. “O bairro Santa Helena, junto ao Guarujá, é um dos maiores da cidade. Um amplo número habitacional, comercial e de prestação de serviços. Assim como ocorre com outras partes de Lages, simultaneamente, a prefeitura segue melhorando a fluidez do trânsito e a qualidade de vida das famílias. Reestruturar e repaginar o município. Continuamos firmes neste compromisso de tornar Lages um lugar mais funcional ao passo em que os recursos econômicos e a capacidade técnica permitam as aplicações dos tributos dos contribuintes, pela administração”, explica o prefeito Antonio Ceron. Na ocasião da solenidade deste sábado, o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues, anunciou o atendimento da reivindicação de colocação de luminárias em LED (Light Emitting Diode) na rua Maurício Antônio Nunes.
Foram 20 anos aguardando a eliminação da poeira e do barro. “Temos uma grande obra. Nós moradores do Santa Helena somente temos de agradecer ao Poder Público por lembrar da gente e cumprir com sua palavra de falar e fazer o asfaltamento e a pavimentação em lajota”, resume o presidente da Associação de Moradores, João Maria Teles. A rua Maurício Antônio Nunes possui um trecho de asfalto, antes via de terra, executado há cerca de um ano.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Toninho Vieira