Prefeitura intensifica trabalhos de manutenção nos cemitérios municipais para o Dia de Finados

Uma novidade para este ano será o retorno das celebrações com missas nos cemitérios Nossa Senhora da Penha (bairro Penha), Cruz das Almas (entre os bairros Triângulo e Santa Rita) e da Paz (bairro Guarujá)

Por Luiz Del Moura

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, atua de forma mais intensa na manutenção dos cemitérios públicos, visando o feriado do Dia de Finados (2 de novembro), data em que milhares de pessoas visitam os túmulos e jazigos dos seus entes queridos. Os serviços em todos os cemitérios municipais (Nossa Senhora da Penha, Cruz das Almas, da Paz e no interior) estão concentrados na pintura geral, com a padronização de cores destes espaços; reparos e revisões dos sistemas elétrico, hidráulico e da rede de saneamento, e limpeza das caixas de boca de lobo (bueiros).

As estradas de acesso de dentro dos cemitérios também estão em recuperação, a partir de colocação de pedras britadas e cascalhos e patrolamento. Melhorias na acessibilidade, para as pessoas com deficiência, com a implantação de novas rampas nas calçadas. Os canteiros e jardins, em revitalização. “Estes trabalhos são executados por equipes próprias da Prefeitura”, comenta o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues.

O gerente de Cemitérios, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Anderson Liz, lembra que, “já divulgamos, à comunidade, os prazos para realização de serviços nos cemitérios públicos. Pedimos para as pessoas não deixarem para a última hora, assim se evita transtornos e aglomerações”. O secretário Delfes Rodrigues ressalta, ainda, que para a realização dos serviços e visitações serão observados os decretos vigentes ao combate e controle do novo Coronavírus (Covid-19). “O uso de máscara é obrigatório e informamos termos álcool em gel disponível nas recepções e administrações dos cemitérios.”

Retorno das missas

Uma novidade para este ano será o retorno das celebrações com missas nos cemitérios Nossa Senhora da Penha (bairro Penha), Cruz das Almas (entre os bairros Triângulo e Santa Rita) e da Paz (bairro Guarujá). O horário ainda não foi definido, mas todas serão realizadas no início da manhã. Para a realização das missas serão respeitados os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19.

Transporte para idosos e pessoas com deficiência

Como acontece todos os anos, a Prefeitura de Lages irá disponibilizar, no Dia de Finados, para as pessoas idosas ou com deficiência, o transporte para locomoção dentro do Cemitério Nossa Senhora da Penha e cadeiras de rodas na administração do Cemitério Cruz das Almas.

Prazos para realização de serviços nos cemitérios

As pessoas que irão realizar algum tipo de serviço nos túmulos e jazigos dos seus entes queridos precisam ficar atentas as seguintes datas:

  • Expedição de taxas de construção até o dia 19 de outubro;
  • Reformas e construções nos cemitérios até o dia 25 de outubro;
  • Limpeza e pintura até o dia 30 de outubro;
  • Somente visitação nos dias 31 de outubro e 1º, 2 e 3 de novembro, e
  • Horário de atendimento nos cemitérios municipais no Dia de Finados (2 de novembro) será das 7h às 19h

Texto: Ari Junior

Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

vinte − 13 =