Profissionais de Saúde participam de Seminário de enfrentamento ao câncer

Por Luiz Del Moura

“O melhor caminho para o câncer é a prevenção”: depoimento de paciente que superou e se recuperou da doença

Nesta quinta-feira (30 de março), profissionais da área de Saúde Pública da região da Amures participam do I Seminário Municipal de Atenção Multidisciplinar na Prevenção e Enfrentamento ao Câncer, evento organizado pela secretaria de Saúde, da Prefeitura de Lages.

O seminário objetiva fortalecer ações destinadas à prevenção ao câncer, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos e se enquadra no que preconiza a campanha da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS 2023: “Por cuidados mais justos.” Junte-se a nós para reduzirmos o impacto do câncer!

Presentes ao ato de abertura do seminário, nesta manhã, no auditório do CCJ, na Uniplac, estiveram o prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese; a diretora administrativo-financeira da secretaria de Saúde, Léia Teixeira de Campos (representando o secretário municipal Claiton Camargo); a chefe do setor de Atenção Primária em Saúde, Bianca Camargo; e o executivo de Comunicação Social, da Prefeitura, Paulo Marques.

Ao se pronunciar, na abertura do evento, o prefeito em exercício, Juliano Polese (ex-secretário de Saúde, em gestão político-administrativa anterior), disse que o trabalho desenvolvido em torno dos programas de prevenção e tratamento do câncer tem sido intenso, nos últimos anos, por parte da Secretaria de Saúde. “Temos trabalhado muito e evoluído também. E esse evento vai ao encontro do objetivo de melhorarmos cada vez mais o atendimento nesta área da Saúde. Sabemos do empenho dos profissionais de Saúde e quero que todos saibam que a Prefeitura, enquanto instituição pública, sempre estará pronta para dar o suporte necessário às ações de prevenção e tratamento do câncer”, destaca Polese.

Vários depoimentos gravados, de pacientes que superaram as fases mais críticas dos tratamentos, e superaram a doença, indicam que o “melhor caminho para o câncer é a prevenção”.

O seminário que tem como público alvo os profissionais da Secretaria de Saúde de Lages, profissionais de Saúde da Amures, professores e acadêmicos da área da Saúde, prosseguirá até às 17 horas desta quinta-feira (30 de março).

Programação matutina:

8h30 – Abertura das atividades – Apresentação de vídeo com depoimentos de pacientes oncológicos

Palestra – “Sensibilização dos profissionais diante ao diagnóstico de câncer”, proferida pela médica oncologista Maitê Vassen Schurmann (Trabalha com Oncologia Clínica no Hospital Tereza Ramos)

11horas – “Indicadores de saúde”, com apresentação da coordenadora das Doenças Crônicas não Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde de Lages (enfermeira Especialista em Atenção Básica com Ênfase em Estratégia de Saúde da Família), Mauriceia Bazi.

11h30 – Fluxo de encaminhamento, com apresentação da coordenadora de Regulação em Consultas da Secretaria Municipal da Saúde de Lages, Andrea Regina Costa; e participação da médica reguladora da Secretaria Municipal da Saúde de Lages (residência Médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Mestranda em Ciências da Saúde com enfoque em Doença Inflamatória Intestinal), Fernanda Barbosa Barauna.

Programação Vespertina:

13h30 – “Caminho a percorrer: Com quem podemos contar? ”, palestra proferida pela médica de Saúde e Comunidade da Secretaria Municipal da Saúde de Lages, Especialista em Atenção Domiciliar, Mestre em Saúde da Família, Lucia Soares Buss Coutinho; e pela enfermeira de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Lages – Especialista em Saúde da Família e Comunidade, Mestre em ambiente e saúde, Margarete Veronica Jesse dos Santos.

14h30 – “Cuidados durante e pós tratamento oncológico”, palestra com a terapeuta ocupacional, especialista em Saúde da Família e Oncologia, Elis Defaveri Borges.

15h30 – “Cuidados Paliativos, Espiritualidade, Fé e Saúde”, palestra proferida, conjuntamente, pelas profissionais Bruna Vaz, Bianca Camargo e Kelly Antunes, que atuam, respectivamente, nas chefias de Núcleos e Comitês; na Atenção Primária e na coordenadoria do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), na Secretaria Municipal da Saúde de Lages.

16h30 – Avaliação das atividades gerais e encerramento do seminário.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Leia também

Deixe um comentário

doze − 5 =