A Força-Tarefa, composta por integrantes do Caoagro, Cidasc, Vigilância Sanitária e Polícia Civil, estava à postos já nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (14), e depois do devido mapeamento, saiu em dois grupos, um para a região do Coral e Guarujá, e outro para o Setor Sul (região do Copacabana e Santa Helena), onde iniciou-se a fiscalização em mercados, açougues e mercearias.
A determinação era a fiscalização da procedência, com as respectivas Notas Fiscais, a data de validade, e a sanidade do produto, “uma vez que a carne que não preencha esses requisitos básicos fatalmente poderá causar sérios riscos à saúde da população”, destacou um integrante da Força-Tarefa.
Houve situação em um estabelecimento comercial onde chegou-se a apreensão de cerca de 200kg de carne de gado, de origem duvidosa, e ainda pior, era a qualidade do produto, visivelmente deteriorada, e com consequências sérias em caso de consumo pelos consumidores.
Incineração
Toda a mercadoria apreendida foi levada diretamente para ser imediatamente incinerada, já que a situação é de risco para a saúde pública, e de forma alguma poderia ser consumida.
Por fim, um dos representantes da operação conjunta informou que operações desta natureza estarão sendo realizadas com mais frequência justamente por se tratar de produtos de consumo humano, e que desta forma necessitam, obrigatoriamente, estar dentro das normas da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual.
Fonte: Força-Tarefa CAOAGRO
Fotos: Divulgação