Secretaria da Educação promove atividades alusivas à Semana de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência

Por Luiz Del Moura

Atualmente, cerca de 750 crianças e estudantes estão matriculados nas unidades escolares que compõem o Sistema Público Municipal de Educação de Lages. Os atendimentos são realizados em sala de aula e nos 18 polos de AEE, localizados em unidades de ensino municipais por diversos bairros da cidade

Setembro é um mês simbólico para as pessoas com deficiência, pois no próximo dia 21 é celebrado o Dia Nacional de Luta pelos seus Direitos. Diante da relevância da temática, durante esta semana a Secretaria Municipal da Educação de Lages está promovendo várias atividades alusivas ao tema. O objetivo é mobilizar e conscientizar toda a comunidade escolar acerca da inclusão e valorização da pessoa com deficiência.

Como parte da programação, professoras/es da educação especial do município estão participando de uma capacitação nas dependências do Polo UAB Lages, no bairro Gethal. As atividades começaram na terça-feira (12), e seguem até esta quarta-feira (13). As ações englobam, entre outras atividades, a confecção de materiais adaptados para as crianças e estudantes com deficiência. O evento reúne professores de apoio à inclusão e dos núcleos do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Esse é um momento muito importante, pois as professoras e professores interagem, trocam experiências e confeccionam materiais adaptados para usar em sala de aula”, explicou a professora Eri Cristina dos Anjos Campos, coordenadora da Educação Especial do Sistema Público Municipal de Educação de Lages.

A diretora municipal de Ensino, professora Andressa Alano, destacou que a formação é mais um encontro de estudos da Educação Permanente da Secretaria Municipal da Educação. “Trata-se de momento que possibilita troca de experiência em relação às práticas exitosas que oportunizam a inclusão de todas as crianças e estudantes”, pontuou.

A secretária municipal de Educação, professora Ivana Michaltchuk reitera o compromisso da Prefeitura com a promoção da educação especial e inclusiva, por meio do setor de Ensino da Secretaria. “As atividades que estamos desenvolvendo enriquecem os conhecimentos relacionados ao trabalho realizado pelos profissionais que atuam na educação especial do nosso município”, declarou.

As unidades municipais de ensino também estão realizando ações dedicadas ao tema. Além disso, nesta quarta-feira (13), acontece uma palestra sobre autismo no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O evento é uma parceria com a clínica Humannity.  A palestrante será a neuropsicóloga, Marjorie Jasper. Ademais, também está previsto, para o próximo dia 21, uma atividade no Calçadão da Praça João Costa em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Atualmente, cerca de 750 crianças e estudantes estão matriculados nas unidades escolares que compõem o Sistema Público Municipal de Educação de Lages. Os atendimentos são realizados em sala de aula e nos 18 polos de AEE, localizados em unidades de ensino municipais por diversos bairros da cidade. Nesses espaços são disponibilizados recursos e materiais para o atendimento às especificidades de todos o público-alvo da educação especial.

Texto e fotos: Adecir Morais

Leia também

Deixe um comentário

quatro × 1 =