Cidadão, não perca as oportunidades – Escalas percentuais de redução estão subdivididas em 12%, 9% e 7%, com vencimento nos meses de fevereiro, abril e maio. Guia com código de barras pode ser expedida na Internet (site da Prefeitura)
Habitantes e empreendedores de Lages – Os prazos e descontos concedidos no ato de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) à vista (em cota única) referente ao exercício fiscal do ano de 2026, por parte do público integrado por cidadãos proprietários de imóveis residenciais, e/ou comerciais, e/ou industriais, em área territorial urbana no município de Lages, estão deliberados pela prefeitura levando-se em consideração a diferenciação por oportunidades, portanto, sob o princípio de oferecer maior vantagem por antecipação/pontualidade de data.
O contribuinte escolhe um dos três percentuais de desconto/períodos conforme sua preferência e de acordo com sua disponibilidade financeira, a fim de programar-se para demais despesas e investimentos comuns ao fim e início de cada ano, a exemplo de pagamentos de faturas de presentes e festividades, férias e compra de materiais escolares.
À população de Lages, a Prefeitura alerta que o IPTU dos imóveis cadastrados no município, relacionado ao ano de 2026, conforme o Decreto Municipal nº: 23.072, de 19 de novembro de 2025, já se encontra lançado digitalmente em sistema de Internet e disponível para pagamento desde o dia 1º de janeiro de 2026.
O Município de Lages oportunizou aos cidadãos três datas para pagamento em cota única, com descontos graduais e decrescentes, de 12%, 9% e 7%. E aconselha aos contribuintes permanecerem prevenidos em relação à chegada primeiro prazo, aberto, em andamento e com término em 12 de fevereiro, quando os cidadãos terão acesso a 12% de abatimento no valor devido do IPTU 2026 para pagamento à vista. Depois da data de 12 de fevereiro começará a transcorrer o segundo prazo de cota única, a vencer em 30 de abril, com 9% de desconto. O terceiro e último prazo, em 29 de maio, com fixação de 7% de desconto.
1ª – Até 12 de fevereiro de 2026, com 12% de desconto
2ª – Até 30 de abril de 2026, com 9% de desconto
3ª – Até 29 de maio de 2026, com 7% de desconto
O pagamento pode ser efetuado via aplicativo digital de agência bancária na comodidade do aparelho celular ou diretamente em uma agência bancária física de qualquer instituição ou, ainda, em uma casa lotérica.
E se eu decidir parcelar?
São facultadas/proporcionadas oito parcelas ao pagamento do valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) às pessoas cujo desejo seja proceder desta maneira, iniciando no fim de maio, com conclusão em dezembro. Deste modo, às pessoas que escolherem optar pelo pagamento parcelado, serão viabilizadas oito parcelas, iniciando a primeira em 29 de maio de 2026, e a oitava e última em 29 de dezembro de 2026. No pagamento parcelado não há desconto no valor do Imposto. O valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 12, ajustando-se o número de parcelas quando necessário.
1ª parcela – 29 de maio
2ª parcela – 30 de junho
3ª parcela – 31 de julho
4ª parcela – 31 de agosto
5ª parcela – 30 de setembro
6ª parcela – 30 de outubro
7ª parcela – 30 de novembro
8ª parcela – 29 de dezembro
Como encontrar a guia? “Onde encontro a guia do IPTU no site da prefeitura, tanto para pagar à vista, quanto parcelar?”
Os contribuintes podem acessar o site Prefeitura de Lages e neste mesmo espaço eletrônico emitir o seu boleto. Para esta finalidade, as pessoas interessadas devem informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou a sequência numérica do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou, ainda, acesso pelo número do Cadastro do Imóvel. Em resumo, portanto, a guia de pagamento deve ser consultada e emitida (impressa) pelo site da Prefeitura de Lages.
O boleto (guia) para pagamento em cota única pode ser gerada, acessada e emitida pelo endereço eletrônico oficial do Município de Lages (site), pelo banner “IPTU 2026 – Clique Aqui” na home (página inicial) – Contribuinte Guia IPTU, em que o contribuinte deverá escolher entre digitar número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CPNJ) ou Código do Imóvel, e em seguida clicar na escolha de pagamento de débito almejada. O sistema digital já fornece a visualização dos valores pertinentes as três opções de percentuais de desconto e aos de parcelamento.
Vai ter envio por correspondência?
A quem não optar pela primeira data de cota única, que vence em 12 de fevereiro, também será disponibilizado e enviado via Correios, o carnê com boletos da 2ª e 3ª cotas únicas (com os devidos descontos) e também as oito parcelas (sem descontos).
Então, atenção: Não haverá envio de boleto pelos Correios na primeira etapa de desconto. Apenas nos demais prazos e condições de pagamento os contribuintes terão a opção de receber a guia em sua casa de modo postal. O desconto de 12% é possível por não existir o custo de impressão.
Entenda o reajuste
Para 2026, o aumento do valor do IPTU foi de 4,49%, inerente à variação percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de novembro do ano de 2024 a outubro de 2025, conforme o Decreto Municipal nº: 23.071, de 18 de novembro de 2025.
Ficou com dúvidas?
No caso de qualquer dúvida em relação ao IPTU do ano de 2026 e de outros anos, o contribuinte poderá se dirigir até o Balcão de Arrecadação (Tributos)/Balcão de Atendimento da Secretaria da Fazenda (Gerência de Arrecadação), situado no prédio da Prefeitura, com entrada ao lado da Catedral Diocesana, Centro, portando documentos pessoais ou da empresa. Os guichês prestam seus serviços de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h.
Esclarecimentos podem ser fornecidos/obtidos por contato telefônico e mensagens de celular por aplicativo e e-mail – Gerência de Arrecadação: 3019-7403 / WhatsApp: 99836-1551 / e-mail: [email protected]. “Os tributos pagos pelas pessoas que residem em Lages ou aqui possuem seus imóveis, e pelos empreendedores que no nosso município mantêm seus negócios, são devidamente revertidos em serviços e projetos em favor da sociedade, como pavimentação asfáltica, atendimentos médicos e ensino. Primamos pela qualidade e pela resposta às demandas da comunidade o mais rápido possível”, complementa a prefeita Carmen Zanotto.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Foto: Fábio Pavan