Evento reuniu secretários, gestores e especialistas para qualificar políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS)
Promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, o Encontro mobilizou secretários, gestores e servidores públicos da área da saúde bucal de Lages, além de representantes de mais de 130 municípios catarinenses, com o objetivo de fortalecer o planejamento estratégico, incentivar a integração entre as regiões e qualificar a atenção em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, ressalta a importância da Atenção Básica e da integração dos serviços no aprimoramento da saúde bucal. “A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada para o atendimento odontológico no SUS. Ainda precisamos melhorar esta porta de entrada, ampliar o acesso e qualificar os serviços, além de consolidar a integração entre as equipes, para garantir um cuidado mais próximo, resolutivo e contínuo à população”, pontua.
O presidente do CRO-SC, Wilson Andriani Júnior, destaca a relevância da iniciativa. “Fortalecer a saúde bucal exige visão sistêmica, articulação institucional e compromisso permanente com a melhoria dos serviços oferecidos à sociedade”, salienta.
A programação contou com a participação de especialistas de diferentes áreas, entre os quais, a bióloga Liliana Donatelli; cirurgiã-dentista, Alessandra Camargo; cirurgiã-dentista, Fernanda Berretta; professora Dra. Claudia Colussi, e o representante do Ministério da Saúde (MS), Alcir Júnior.
O Encontro se consolida como um espaço de articulação institucional e troca de experiências, contribuindo para o aprimoramento das práticas e à qualificação da saúde bucal no Estado. A expectativa é expandir os avanços já alcançados e impulsionar novas estratégias voltadas à qualidade do atendimento no SUS catarinense.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho




