O evento contou com diversas atividades focadas na educação ambiental
A Defesa Civil de Lages também foi muito visitada pelas crianças. Elas puderam ver como a instituição atua na prevenção, monitoramento e socorro de eventos climáticos graves, como enchentes e deslizamentos, e conhecer os equipamentos usados pelos agentes e voluntários nessas situações. Para o agente da Defesa Civil, Juliano Nixon, eventos como o ‘Dia D’ servem para mostrar a essência do trabalho da instituição. “Eventos como esse servem para quebrar paradigmas, conscientizar as pessoas sobre o que é a Defesa Civil. Somos muito mais do que o colete laranja, somos mais do que apenas retirar as pessoas de casa. Queremos ajudar a construir uma base de prevenção e sustentabilidade. Mostrar que o trabalho da Defesa Civil é a preservação da vida”, frisou.
O IFSC e a Udesc/CAV divulgaram seus cursos e projetos de pesquisa e extensão na área do meio ambiente. Para o professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UDESC/CAV, Leonardo Josoe Biffi, eventos como o ‘Dia D’ aproximam a universidade da comunidade. “Um dos pilares da universidade deve ser sair de dentro de seus muros e permitir que a comunidade tenha conhecimento do que é produzido dentro dela”, afirma. Em um dos projetos desenvolvidos dentro do curso, Leonardo e os alunos colaboraram no mapeamento das áreas de risco da região do Morro da Cruz por meio de um modelo digital, produzido a partir de imagens coletadas por drone.
Lorena Soares, de 12 anos, aluna do 6º ano do Centro de Educação Aprender Brincando, destacou a importância de preservar a natureza. “O evento é muito importante para a preservação do meio ambiente. Faz as pessoas pensarem mais no futuro”, realçou. A atividade que mais gostou foi medir a altura das árvores, realizada por estagiários do curso de Engenharia Florestal da Udesc/CAV.
Também foram distribuídas mudas de hortaliças pela Secretaria de Agricultura e Pesca, mudas de árvores pela Secretaria de Meio Ambiente, que ainda realizou a coleta de materiais recicláveis como vidro para o Projeto Recicla Vidros, tampas para o Projeto Tampet’s, troca de recicláveis por Saco Verde e orientações sobre o Método Lages de Compostagem.
As atividades do mês do meio ambiente prosseguem até o final do mês com atividades no Parque Natural e outros pontos da cidade.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Fábio Pavan