“Lages em Busca do Lixo Zero” registra grande participação da comunidade da região do Petrópolis e Gralha Azul

Por Luiz Del Moura

Mais um evento de sucesso na ação “Lages em Busca do Lixo Zero”, que contemplou a região dos bairros Petrópolis, Gralha Azul e São Pedro na manhã desta sexta-feira (18 de novembro). Com trabalhos iniciados há mais de uma semana, o dia D foi realizado na sede da Associação de Moradores do Gralha Azul e envolveu toda a comunidade. O prefeito Antonio Ceron esteve presente e reafirmou sobre a importância da ação para a população.

O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Lages, através das Secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Saúde, da Agricultura e Pesca e demais parceiros.O foco principal está voltado ao recolhimento de todos os tipos de resíduos sólidos, desde papéis, plásticos, vidros, metais, além de entulhos, galhos, óleo de cozinha e materiais eletrônicos em desuso. Para a destinação correta de boa parte destes materiais, a ação conta com a parceria da empresa Eco Centro Sul. A Rádio Clube de Lages também é parceira e fez a transmissão ao vivo do local.

De acordo com o coordenador da ação, Paulo Sell, a cada edição são recolhidas em média seis cargas de caminhão, sendo a maioria dos materiais móveis velhos e eletrônicos. “Nosso desafio para o ano que vem será incluir o recolhimento de outros materiais recicláveis. Os recursos arrecadados com a comercialização serão revertidos para alguma entidade filantrópica da cidade”, afirma.

Além dos mutirões realizados uma vez por mês, abrangendo sempre de três a quatro bairros a cada edição, o recolhimento deste tipo de material acontece mediante agendamento na Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, através do telefone (49) 3019-7472. “Basta ligar na secretaria e informar o local onde o caminhão precisa passar. Geralmente este tipo de trabalho acontece aos sábados. Somente no final de semana passado tivemos 29 pedidos atendidos”, informa Paulo.

Conscientização da população sobre o descarte correto

Para que as ações tenham êxito, o “Lages em Busca do Lixo Zero” é amplamente divulgado nos bairros em que será realizado, principalmente nas escolas, disseminando a ideia entre as famílias dos alunos.

A presidente interina do bairro Gralha Azul, Beatriz Aparecida da Silva, conta que a falta de destinação correta dos materiais é problema crônico naquela região, o que aos poucos começa a mudar com ações como esta. O bairro conta com aproximadamente 400 famílias. “Temos alguns pontos de descarte aqui no bairro. As pessoas jogam de tudo, desde sofás, TVs velhas, garrafas. Mas com o mutirão de limpeza muitos já estão tomando consciência e descartando corretamente. É um processo longo, porque isso já virou hábito, mas não podemos desistir”, relata.

Mais de três mil mudas distribuídas

Através das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e de Agricultura e Pesca também foram distribuídas mudas de árvores frutíferas e hortaliças para a comunidade. Foram entregues cerca de 3.200 mudas de hortaliças e as pessoas também foram orientadas sobre como fazer a compostagem em casa.

Esta foi a penúltima ação do ano. A próxima edição do “Lages em Busca do Lixo Zero” e última de 2022 já está agendada para acontecer na região do bairro Várzea, abrangendo também a comunidade dos bairros Habitação. “Esta é a segunda vez que faremos naquela região, alguns bairros precisam de manutenção e por isso sempre voltamos”, acrescenta o coordenador.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira e Márcio Machado (Latino)

Leia também

Deixe um comentário

quatro + 4 =