Mais um mutirão de recolhimento de lixo eletrônico será realizado nesse sábado (19)

Por Luiz Del Moura

Moradores próximos ao ginásio Ivo Silveira, localizado no bairro Sagrado Coração de Jesus, podem se preparar para a realização de uma nova edição do mutirão de recolhimento de lixo eletrônico, que vai acontecer no próximo sábado (19 de março). Os coletores estarão no estacionamento do ginásio, das 8h às 14h.

Esta é uma parceria entre a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa) – Diretoria de Resíduos Sólidos, juntamente com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de Vereadores e empresa Eco Centro Sul. O diretor de resíduos sólidos, Milton Matias, explica que no ano passado a prefeitura foi parceira do projeto Recicla CDL, quando na ocasião coletaram uma quantidade próxima de duas toneladas de lixo eletrônico em apenas quatro horas de mutirão, um saldo considerado muito positivo e que merecia ter continuidade. “Aconteceram outras edições e, no final do ano quando foram apresentados os números, chegamos à conclusão de que em 2022 a parceria iria continuar cada vez mais forte, com a conscientização e comprometimento da população que tem entendido a importância desta ação para o meio ambiente”, destaca Milton.

Lixo eletrônico étodo resíduo produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos, como lâmpadas, pilhas, baterias, celulares velhos, peças de computadores, televisores, impressoras, entre outros materiais. Todo material coletado nas residências e durante os mutirões será encaminhado para destinação adequada.

Ao longo do ano já estão definidos quatro eventos, sendo realizado um a cada três meses. Depois do Dia D no estacionamento do Ivo Silveira, no próximo dia 19, o mutirão será levado também para os bairros Guarujá e Santa Helena, com datas a definir, e encerrará no Centro, em novembro.

A prefeitura de Lages conta com um convênio com a empresa Eco Centro Sul, que realiza o recolhimento do lixo eletrônico na cidade. Além dos mutirões com datas específicas, a empresa também presta atendimento à comunidade ao longo do ano. Para quem deseja fazer seu próprio descarte correto de lixo eletrônico, a empresa Eco Centro Sul está localizada na rua Santa Zita, 378, no bairro Caça e Tiro. O telefone para contato é o 3224-1218 ou pelo whatszapp 98412-6631, canal por onde é possível fazer o agendamento da coleta na própria residência.

A sede da CDL, localizada no Centro, também conta com um coletor fixo para que as pessoas possam depositar seu lixo eletrônico no local para que seja descartado corretamente. “O projeto Recicla CDL é contínuo e existe há aproximadamente oito anos. A ideia de realizar os mutirões é para conscientizar ainda mais a população. Vemos muito lixo eletrônico descartados na beira de rios, e são materiais altamente poluentes e nocivos ao meio ambiente. Precisamos todos fazer a sua parte”, destaca o diretor executivo da CDL, Jhonathan Roberto.

Texto: Aline Tives/Arte: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

17 + três =