O prefeito Antonio Ceron recebeu, nesta semana, em seu Gabinete, a gestora do Projeto Lixo Orgânico Zero (PLOZ) e diretora de Meio Ambiente, Silvia de Oliveira; o coordenador técnico do Projeto, professor Dr. Germano Güttler (Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV, da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc), e a bolsista Beatriz Sousa. Na ocasião, o grupo repassou, para o prefeito, os resultados do Projeto Lixo Orgânico Zero até o momento.
Esta iniciativa está mobilizada em mais de 100 instituições no município, bem como está como referência nacional e internacional pela capacidade de envolvimento de pessoas e instituições para a destinação de sobras orgânicas à compostagem, por intermédio do Método Lages de Compostagem. “As escolas e demais instituições que fazem compostagem durante o mês de setembro irão pesar todo resíduo orgânico desviado do aterro sanitário, evidenciando a capacidade de ações individuais e que somam para a coletividade na busca de uma Lages Lixo Zero”, comenta a gestora do Projeto, Silvia de Oliveira.
Para o prefeito Ceron, “é através da responsabilidade com a sustentabilidade que se fortalece o solo, possibilitando-se o cultivo de alimentos saudáveis e o comprometimento com o meio ambiente”.
Mais informações sobre o Projeto Lixo Orgânico Zero podem ser acessadas no link www.lages.sc.gov.br/meio-
Fotos: Aline Borba e Divulgação