Seminário busca formas de consolidar gestão compartilhada de resíduos sólidos

Por Luiz Del Moura

Repensar o papel das instituições públicas em relação à gestão dos resíduos sólidos com ênfase na economia circular e logística reversa foi o principal objetivo da realização do 1º Seminário Lageano de Gestão de Resíduos Sólidos, promovido pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), e com a efetiva participação de representantes do Fórum Nacional de Gestores de Resíduos Sólidos e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar (Cisama). O evento, nesta quarta-feira (27 de julho), no Orion Parque, em Lages, teve três palestras, no período matutino, e mesas temáticas na parte da tarde, com os participantes reunidos em grupos de trabalho.

O diretor de Resíduos Sólidos, da Semasa, Milton Matias Filho (Miltinho), falou, na abertura do evento, sobre as experiências, programas e projetos colocados em prática pela Prefeitura de Lages, sob a coordenação da Semasa, no tocante à gestão dos resíduos sólidos. Miltinho expôs a prática dos trabalhos, com entonação para a coleta seletiva de lixo, em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages) e o Programa Lixo Orgânico Zero; Projeto de Coleta de Óleo de Cozinha (rejeito); Coleta de Lixo Eletrônico (incluídas pilhas e baterias) e Coleta Mecanizada do Lixo Urbano (com utilização de contentores plásticos), bem como sobre os Ecopontos, locais públicos destinados a receber materiais recicláveis. Enfim, Miltinho discorreu de forma geral sobre a competência da Prefeitura em gerir os resíduos sólidos, de acordo com o que determina a legislação nacional.

Ao envolver o contexto regional, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, informações foram detalhadas pelo representante da Escola de Gestão Pública (ligada à Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina – Fecam), Dionei Walter. Já o vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores de Resíduos Sólidos, Celso Araújo, fez a apresentação da entidade, explicando como o Fórum atua e quais são seus objetivos, conforme determina a legislação federal. A representante do Cisama, Katynara Goedert, explanou sobre o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Participaram do Seminário professores, estudantes, gestores públicos e empresariais, além de policiais militares ambientais, com destaque para a presença do vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, e do secretário municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Jurandi Agustini. “Deste Seminário sairão propostas e encaminhamentos gerais para que haja realmente uma gestão compartilhada no que diz respeito à destinação correta dos resíduos sólidos gerados em níveis municipal e regional. E, acima de tudo, a participação da comunidade é fundamental para que a gestão compartilhada efetivamente se concretize e se consolide”, enfatiza o diretor municipal de resíduos sólidos.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Toninho Vieira e Jota Damasceno/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

12 − um =