Vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022

Por Luiz Del Moura

A tão esperada noite de entregas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022 aconteceu no último domingo (10 de abril), no Mercado Público Municipal de Lages, e revelou os cinco ganhadores desta edição, totalmente pautada na Resiliência como tema central, buscando iniciativas de sustentabilidade que ajudaram o setor a superar os desafios da pandemia. O evento encerrou a programação da Braztoa na Serra Catarinense que, entre os dias 8 e 11 de abril, recebeu o lançamento do Anuário Braztoa 2020/2022, o ciclo de palestras Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável (SEEDS) e a Convenção Braztoa 2022. Braztoa significa Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. “Mais do que quantidade, percebemos que em nosso país existe uma rede de raízes fortes, que estão interligadas por um propósito maior. A cada um de vocês, nosso agradecimento e nosso reconhecimento por estarem transformando suas localidades e o turismo do nosso país”, comenta o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu. O prefeito Antonio Ceron e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Álvaro Mondadori (Joinha), compareceram à cerimônia de premiação.

Os premiados foram os seguintes (em ordem alfabética):

  • 1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver” – SP (Secretaria Municipal de Turismo de Socorro/SP)
  • BWT – Better World Together 2020 – 2022 – PR (BWT Operadora);
  • Conexão Baré – RJ (Braziliando Viagens e Vivências) – Vídeo Mtur;
  • Vivalá durante a pandemia – SP (Vivalá), e
  • Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias – MG (Flanar Turismo)

As iniciativas foram escolhidas entre as dez finalistas de 104 inscrições recebidas, um trabalho árduo para o júri composto por Alexandre Garrido (Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT/International Organization for Standardization – ISO), Ariane Janér (consultora), Vítor Pinheiro (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Pnuma), Fernando Kanni (consultor), Helena Costa (Universidade de Brasília – UnB), Márcio Fávilla (consultor), Jéssica Kobayashi (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac), João Tasso (Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade – Lets/UnB), Mariana Aldrigui (Conselho de Turismo Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – Fecomercio/Universidade de São Paulo – USP), Oliver Hillel (Convenção Diversidade Biológica – CDB), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance). Houve apoio da Chief Executive Officer (CEO) e consultora da empresa Sprint Dados, Rayane Ruas, e de um grupo de estudantes voluntárias que prestaram suporte à realização desta edição do Prêmio.

O Prêmio também contou com duas menções honrosas para mobilizações que, apesar de não estarem entre as ganhadoras, mereceram destaque pela excelência dos seus projetos. São as seguintes:

  • Amastour Turismo de Favela – RJ (Amastour Turismo de Favela), e
  • Festival Gastronômico de Tubarão – SC (Associação Empresarial de Tubarão – Acit – Núcleo de Gastronomia)

A noite ainda foi marcada pela homenagem a José Fernandes, diretor da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, que já foi vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2012 e 2014. O empresário também foi convidado a integrar o júri das próximas edições do Prêmio.

Todos os premiados e homenageados da noite receberam troféus produzidos pela Associação de Artesanato Tramatusa, associação que congrega inúmeras mulheres na produção de peças decorativas com a utilização de material dispensado pela empresa Klabin, conhecido como fita tusa, priorizando características regionais e atendendo os principais requisitos do evento: A reutilização, inovação e, claro, a sustentabilidade que dá nome à premiação. Todo o trabalho foi feito de forma manual pelo grupo Tramatusa.

Próxima parada: Mato Grosso do Sul

Durante o evento, a Braztoa anunciou a sede da próxima Convenção Braztoa, que deve ocorrer ainda em 2022: Mato Grosso do Sul. “Seremos os próximos anfitriões e estamos muito felizes por sediar importantes eventos da Braztoa, como a Convenção e o Prêmio de Sustentabilidade, que tem tudo a ver com o turismo no Mato Grosso do Sul. Esperamos vocês no fim do ano, para que possam conhecer ainda mais as nossas maravilhas”, comemora o presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022 tem o Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) e a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) como parceiros, o Iberostar como patrocinador, e a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Ministério do Turismo (MTur) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) como apoiadores institucionais. “Fizemos este e todos os outros eventos a várias mãos. Tivemos o apoio dos nossos jurados, de um time de voluntárias, de apoiadores e dos muitos parceiros da Serra Catarinense. Todos compartilharam conosco de um mesmo sonho e possibilitaram a realização desta emocionante edição”, completa o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu.

Sobre a Braztoa

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais – responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2021, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 7,1 bilhões e embarcaram 7,4 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados. Com apoio ao desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Fonte: Agência Guanabara

Leia também

Deixe um comentário

onze − nove =