Programa executado com equipes próprias da Secretaria de Obras e Infraestrutura já aplicou R$ 13 milhões em 2025 e chegará a R$ 35 milhões até dezembro de 2026, levando revitalização asfáltica, reperfilagem e melhorias em vias estratégicas de Lages
Lages vive um dos maiores ciclos de investimentos em infraestrutura viária da história recente. Com recursos próprios, transferências federais e do Governo do Estado de Santa Catarina, com atuação direta das equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, o programa Pavimenta Lages já executou cerca de R$ 13 milhões em revitalização asfáltica em 2025 e projeta alcançar R$ 35 milhões em investimentos até dezembro de 2026, somando os R$ 22 milhões em obras concluídas, em execução e programadas para este ano.
As obras representam mais do que asfalto novo: significam mobilidade, segurança, valorização dos bairros e melhores condições para o desenvolvimento econômico e social de Lages. Paralelamente às revitalizações, o Município mantém em andamento operações tapa-buraco e serviços de reperfilagem asfáltica em todas as regiões da cidade, garantindo melhores condições de trafegabilidade.
A prefeita Carmen Zanotto destaca que o investimento em infraestrutura é uma das prioridades da administração municipal. “Estamos promovendo uma verdadeira transformação na mobilidade urbana de Lages. São investimentos históricos, feitos com responsabilidade e planejamento, priorizando as regiões que mais necessitam e garantindo mais segurança, qualidade de vida e desenvolvimento para toda a população. Cada rua revitalizada representa mais dignidade para os moradores e melhores condições para quem trabalha, estuda e circula diariamente pela cidade”, afirma a prefeita.
Um novo ciclo de investimentos na infraestrutura urbana
A gestão municipal adotou uma estratégia baseada na execução direta dos serviços por meio das equipes próprias da Secretaria de Obras e Infraestrutura. O modelo proporciona maior agilidade, otimização dos recursos públicos e capacidade de atendimento simultâneo em diferentes regiões do município.
Entre os principais eixos contemplados estão algumas das vias mais movimentadas de Lages, fundamentais para o deslocamento diário da população e para o escoamento da atividade econômica.
Receberam obras de revitalização asfáltica importantes trechos das vias:
- Avenida Luís de Camões;
- Avenida Belisário Ramos;
- Avenida Dom Pedro II;
- Avenida Presidente Vargas;
- Avenida 1º de Maio;
- Avenida João Pedro de Arruda;
- Rua Soli Reis;
- Rua Bráulio Francisco Honório.
Duas importantes artérias urbanas tiveram recuperação em toda a extensão:
- Avenida Castelo Branco;
- Rua Mateus Junqueira.
Bairros contemplados
As melhorias chegaram também às vias internas dos bairros, beneficiando milhares de moradores e ampliando a segurança e o conforto para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
São Luiz
- Rua Osvaldo Aranha;
- Rua Jorge Neves Vieira.
Universitário
- Rua Sebastião Ramos Schmidt;
- Vias internas do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera;
- Trechos das ruas Jurandir Sell Macedo, Sebastião Ramos Schmidt e Tomaz Tassior.
Ferrovia
- Rua Érico Veríssimo;
São Cristóvão
- Rua Amazonas;
- Rua Piauí.
Centro
- Rua Mário Grant.
Sagrado Coração de Jesus
- Rua Antônio Edu Vieira.
Copacabana
- Rua Tito Bianchini;
- Rua Visconde de Mauá.
Popular
- Rua José Veríssimo.
Mobilidade e qualidade de vida
Além da renovação da malha viária, o Pavimenta Lages tem como objetivo proporcionar maior segurança aos usuários e garantir melhores condições de circulação para o transporte coletivo, serviços de emergência e atividades econômicas.
Segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, a execução com equipes próprias tem sido fundamental para ampliar a capacidade operacional do município visando a modernização. “O diferencial desse programa é justamente a presença permanente das nossas equipes nas ruas. Conseguimos avançar nas grandes revitalizações, manter as operações tapa-buraco e atuar em diversas regiões simultaneamente. Estamos construindo uma malha viária mais segura e eficiente, atendendo demandas históricas e preparando a cidade para os próximos anos”, ressalta o secretário.
Cronograma segue em 2026
O planejamento para 2026 prevê novos investimentos dentro dos R$ 22 milhões programados para o período, ampliando ainda mais o alcance das intervenções.
Estão previstos:
- Trecho 2 da Avenida João Pedro de Arruda;
- Avenida Heitor Villa-Lobos em toda a extensão;
- Trecho da Rua Professor Simplício;
- Trecho da Rua Valério Antunes;
- Rua Bom Jesus;
- Novos trechos da Avenida Belisário Ramos;
- Avenida Dom Daniel Hostin, dentre outros.
Além das novas revitalizações, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura dará continuidade às operações tapa-buraco e aos serviços de reperfilagem asfáltica em bairros e corredores urbanos, garantindo a manutenção permanente da trafegabilidade.
Ao final de 2026, a expectativa é de que dezenas de quilômetros de vias estejam completamente revitalizados, fortalecendo a capacidade de circulação da cidade e deixando um legado permanente para as próximas gerações.
Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação




