Pavimenta Lages: R$ 35 milhões em asfalto transformam mobilidade urbana entre 2025 e 2026

Compartilhe:

Programa executado com equipes próprias da Secretaria de Obras e Infraestrutura já aplicou R$ 13 milhões em 2025 e chegará a R$ 35 milhões até dezembro de 2026, levando revitalização asfáltica, reperfilagem e melhorias em vias estratégicas de Lages

Lages vive um dos maiores ciclos de investimentos em infraestrutura viária da história recente. Com recursos próprios, transferências federais e do Governo do Estado de Santa Catarina, com atuação direta das equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, o programa Pavimenta Lages já executou cerca de R$ 13 milhões em revitalização asfáltica em 2025 e projeta alcançar R$ 35 milhões em investimentos até dezembro de 2026, somando os R$ 22 milhões em obras concluídas, em execução e programadas para este ano.

As obras representam mais do que asfalto novo: significam mobilidade, segurança, valorização dos bairros e melhores condições para o desenvolvimento econômico e social de Lages. Paralelamente às revitalizações, o Município mantém em andamento operações tapa-buraco e serviços de reperfilagem asfáltica em todas as regiões da cidade, garantindo melhores condições de trafegabilidade.

A prefeita Carmen Zanotto destaca que o investimento em infraestrutura é uma das prioridades da administração municipal. “Estamos promovendo uma verdadeira transformação na mobilidade urbana de Lages. São investimentos históricos, feitos com responsabilidade e planejamento, priorizando as regiões que mais necessitam e garantindo mais segurança, qualidade de vida e desenvolvimento para toda a população. Cada rua revitalizada representa mais dignidade para os moradores e melhores condições para quem trabalha, estuda e circula diariamente pela cidade”, afirma a prefeita.

Um novo ciclo de investimentos na infraestrutura urbana

A gestão municipal adotou uma estratégia baseada na execução direta dos serviços por meio das equipes próprias da Secretaria de Obras e Infraestrutura. O modelo proporciona maior agilidade, otimização dos recursos públicos e capacidade de atendimento simultâneo em diferentes regiões do município.

Entre os principais eixos contemplados estão algumas das vias mais movimentadas de Lages, fundamentais para o deslocamento diário da população e para o escoamento da atividade econômica.

Receberam obras de revitalização asfáltica importantes trechos das vias:

  • Avenida Luís de Camões;
  • Avenida Belisário Ramos;
  • Avenida Dom Pedro II;
  • Avenida Presidente Vargas;
  • Avenida 1º de Maio;
  • Avenida João Pedro de Arruda;
  • Rua Soli Reis;
  • Rua Bráulio Francisco Honório.

Duas importantes artérias urbanas tiveram recuperação em toda a extensão:

  • Avenida Castelo Branco;
  • Rua Mateus Junqueira.

Bairros contemplados

As melhorias chegaram também às vias internas dos bairros, beneficiando milhares de moradores e ampliando a segurança e o conforto para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

São Luiz

  • Rua Osvaldo Aranha;
  • Rua Jorge Neves Vieira.

Universitário

  • Rua Sebastião Ramos Schmidt;
  • Vias internas do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera;
  • Trechos das ruas Jurandir Sell Macedo, Sebastião Ramos Schmidt e Tomaz Tassior.

Ferrovia

  • Rua Érico Veríssimo;

São Cristóvão

  • Rua Amazonas;
  • Rua Piauí.

Centro

  • Rua Mário Grant.

Sagrado Coração de Jesus

  • Rua Antônio Edu Vieira.

Copacabana

  • Rua Tito Bianchini;
  • Rua Visconde de Mauá.

Popular

  • Rua José Veríssimo.

Mobilidade e qualidade de vida

Além da renovação da malha viária, o Pavimenta Lages tem como objetivo proporcionar maior segurança aos usuários e garantir melhores condições de circulação para o transporte coletivo, serviços de emergência e atividades econômicas.

Segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, a execução com equipes próprias tem sido fundamental para ampliar a capacidade operacional do município visando a modernização. “O diferencial desse programa é justamente a presença permanente das nossas equipes nas ruas. Conseguimos avançar nas grandes revitalizações, manter as operações tapa-buraco e atuar em diversas regiões simultaneamente. Estamos construindo uma malha viária mais segura e eficiente, atendendo demandas históricas e preparando a cidade para os próximos anos”, ressalta o secretário.

Cronograma segue em 2026

O planejamento para 2026 prevê novos investimentos dentro dos R$ 22 milhões programados para o período, ampliando ainda mais o alcance das intervenções.

Estão previstos:

  • Trecho 2 da Avenida João Pedro de Arruda;
  • Avenida Heitor Villa-Lobos em toda a extensão;
  • Trecho da Rua Professor Simplício;
  • Trecho da Rua Valério Antunes;
  • Rua Bom Jesus;
  • Novos trechos da Avenida Belisário Ramos;
  • Avenida Dom Daniel Hostin, dentre outros.

Além das novas revitalizações, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura dará continuidade às operações tapa-buraco e aos serviços de reperfilagem asfáltica em bairros e corredores urbanos, garantindo a manutenção permanente da trafegabilidade.

Ao final de 2026, a expectativa é de que dezenas de quilômetros de vias estejam completamente revitalizados, fortalecendo a capacidade de circulação da cidade e deixando um legado permanente para as próximas gerações.

Texto: Samuel Gonçalves

Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação

Leia também