Alagamentos em Lages foi tema de audiência pública no Poder Legislativo

Por Luiz Del Moura

A pauta da noite desta quinta-feira (18) foi proposta pela vereadora Suzana Duarte (Cidadania), por meio do requerimento 025/2023, aprovado de forma unânime por todos os parlamentares da Casa. O objetivo foi trazer à tona o tema das cheias causadas pelas chuvas, promover o debate, apontar alternativas e soluções para resolver o problema.

A sessão foi conduzida pela proponente da matéria e contou com a presença de representantes do poder público, parlamentares da Casa Legislativa, lideranças comunitárias e população em geral. Os cidadãos que se inscreveram junto ao protocolo e fizeram uso da palavra tiveram a oportunidade de expor suas ideias, apontar anseios e demandas. Em todas as manifestações, o sentimento era de expectativa e esperança por resolutividade quanto ao assunto abordado.

Suzana destacou a importância da temática, visando sempre a soma de esforços para ações efetivas em prol da sociedade lageana. “Estamos aqui não para achar culpados, mas queremos achar soluções para este problema. A água invade casas, destrói a infraestrutura, móveis, veículos e isto faz com que a incerteza e o medo atinjam as pessoas. Estamos aqui para debater, espero sairmos com uma luz, com algo encaminhado”, apontou a vereadora.

O executivo de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Lages, João Eduardo Pacheco, falou sobre a atuação da sua pasta. “Nós trabalhamos na proteção da vida. Quando ocorrem estas situações, imediatamente fazemos o que é possível para preservar a integridade das pessoas, as retiramos dos locais de risco, encaminhamos para abrigos, desligamos redes de energia. Conhecemos todos os pontos problemáticos na cidade e já existem projetos em formatação para resolver vários deles”, explicou.

O acúmulo de lixo e o descarte irresponsável também contribuem negativamente para tais ocorrências. Estas questões foram abordadas pelo diretor executivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Lages, Paulo Cesar Sell. “A secretaria tem buscado dar a sua contribuição. A cada chuva nos fazemos presentes e estamos desenvolvendo projetos para conscientizar as pessoas, uma vez que retiramos várias cargas de lixo acumulado. Hoje este debate envolve quem vive o problema e quem tem vontade de resolver, mas a união de esforços é o que dará resultado”, disse ele.

Confira o vídeo da audiência em nosso canal no Youtube
Matéria TV Câmara

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages).

Por Alex Branco – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

18 + treze =