Atividades dos educadores físicos são reverenciadas pela Câmara de Lages

Por Luiz Del Moura

O Poder Legislativo Lageano, em atendimento ao requerimento 203/2023, de autoria da vereadora Suzana Duarte (Cidadania), enalteceu o trabalho dos profissionais de Educação Física com a realização de uma sessão especial na noite de 22 de setembro. O Plenário Nereu Ramos recebeu um público expressivo entre estudante da área no ensino superior, colegiais, desportistas, amigos e familiares dos homenageados.

A data escolhida coincidiu com o Dia Municipal do Atleta Paradesportista e do Atleta Paralímpico, estabelecido em Lages a partir da aprovação pela Câmara do projeto de lei 109/2021, também proposto por Suzana Duarte, e sancionado pelo prefeito Antonio Ceron (PSD) através da lei 4525/2021. Durante a sessão foram exibidos audiovisuais produzidos pela TV Câmara (ver abaixo) e uma mensagem do deputado estadual Mário Motta, primeiro licenciado em Educação Física a atuar em Lages, em 1974.

“As práticas de exercícios físicos são fundamentais para a manutenção de uma vida longínqua e saudável. Portanto, os profissionais da Educação Física devem ser valorizados e reconhecidos, pois são aqueles que ajudam a promover a saúde, a prática e o acompanhamento correto das atividades físicas, de acordo com o perfil e as possibilidades de cada pessoa”, destacou Suzana Duarte, que citou as diferentes áreas em que estes atuam como escolas, instituições, universidades, academias ou ainda como personal trainers, preparadores físicos, técnicos desportivos, árbitros, etc.

Todos os participantes da mesa de trabalhos expressaram a paixão que têm pela área e a satisfação pelo reconhecimento oferecido, além de reforçarem o estímulo que a sociedade e o poder público precisam fornecer pela cultura corporal do movimento. Fizeram parte a representante das academias de Educação Física de Lages, Deise Soares; o técnico de Desenvolvimento Físico e Esportivo do Sesc/Lages, Paulo Falk; o diretor de Esportes e idealizador da Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages, Luis Augusto dos Anjos; o presidente do Conselho Municipal de Esportes, Tyrone Machado; o coordenador do curso de Educação Física da Unifacvest, Francisco Fornari de Sousa; a coordenadora do curso de Educação Física da Uniplac, Andreia Pereira Borssatto; a responsável pela formação dos professores da Educação Física no município, Paloma Padilha; e a professora representante dos profissionais da Educação Física no Ensino Médio em Lages, Cristina Sutil. Ao fim da sessão, o Conselho Regional de Educação Física da 3ª Região de Santa Catarina (CREF-3) reconheceu os mesmos com medalhas de honraria, além da própria vereadora Suzana Duarte.

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages)

Everton Gregório – Jornalista | Câmara de Lages

Leia também

Deixe um comentário

2 × 2 =