Atividades ligadas ao Maio Amarelo 2025 atingiram milhares de lageanos

Por Luiz Del Moura

Entidades de classe e órgãos do poder público apresentaram a devolutiva das ações realizadas no mês passado

Depois de promover uma sessão especial no dia 14 de maio sobre o Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização no Trânsito, o Poder Legislativo Lageano novamente reuniu entidades privadas e órgãos públicos para apresentar a devolutiva das ações realizadas ao longo do mês. A reunião aconteceu na noite de 5 de junho, no Plenário Nereu Ramos.

Proponente de ambas as reuniões na Câmara de Lages, Éder Santos (Podemos) se disse honrado por fazer parte desse movimento, especialmente por trabalhar a conscientização no trânsito com as crianças de três escolas do município: Mutirão (bairro Habitação), Nicanor Rodrigues Goulart (Bom Jesus) e Professor Antônio Joaquim Henriques (Centenário). Ele agradeceu e parabenizou a receptividade oferecida pela Secretaria da Educação e diretoras das escolas e a atenção que cada aluno teve para com as ações.

O vereador conta que está formatando, com sua equipe do gabinete parlamentar, a proposta de um curso de conscientização sobre o trânsito nas escolas, aos moldes do que é feito pela Polícia Militar através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). Éder também elogiou o trabalho desenvolvido em relação ao tema pelas instituições e pelo Município, não só no Maio Amarelo, mas no ano todo.

Palestras educativas, ações nas ruas e nas redes sociais marcaram o Maio Amarelo

Gerente de Educação de Trânsito, Luis Ricardo Lehmkuhl contabiliza mais de três mil alunos atendidos em palestras no mês de maio, dois mil veículos com ações de panfletagem em blitz educativas, além de 150 mil visualizações sobre o tema nas redes sociais da Diretran Lages. Em sua fala, Lehmkuhl aproveitou para elogiar e defender a classe dos agentes de trânsito, ressaltando que a função deles não é a de multar, mas preservar vidas. “São pessoas que estão diariamente planejando e executando ações nas vias, profissionais preparados que vivem o trânsito todos os dias. Se parar para pensar em quantas vidas salvamos todos os dias, as pessoas darão outra importância para o nosso trabalho”, pondera ele.

Dois mil motoristas da região foram atingidos diretamente pelas ações informativas e assertivas do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, conforme relata a coordenadora de Promoção Social do Sest/Senat, Bruna Floriani. “A neurociência nos fala que somos monotarefas. Por que não agimos dessa forma ao dirigir?”, indaga ela, ao reforçar o quão perigosas podem ser as distrações no trânsito. “Se precisamos levar nosso filho na escola, porque não fazemos só isso ao dirigir?!”, reflete.

Embora atue no processo final da cadeia de trânsito (nas ocorrências), o 5º Batalhão de Bombeiros Militar também realizou palestras focadas na prevenção de acidentes em algumas empresas, bem como em campanhas nas mídias sociais da corporação. Como destaque promoveram uma simulação de resgate veicular no pátio da Uniplac, presenciada por mais de duas mil pessoas. Segundo o 1º tenente Rammon Samuel Nunes Borges, a ação teve uma repercussão muito positiva e deve ser replicada a cada semestre.

Tendo sede em Lages, a Polícia Rodoviária Federal desenvolve atividades de conscientização ao longo do ano. No mês de maio promoveu a 2ª Corrida Rústica da PRF, em evento que deu abertura ao Maio Amarelo 2025 em nossa cidade. Uma de suas ações destaque é o projeto Educar PRF, que leva alunos para participar de atividades lúdicas na Escolinha de Trânsito. Se somam a elas palestras como a realizada no 1º Batalhão Ferroviário.

Entretanto, o chefe da delegacia regional da PRF, Carlos Magno Junior, lamenta que o número de fatalidades nas estradas catarinenses tenha aumentado 62% em relação ao ano anterior. Com mais de 30 anos de trabalho na área, ele reconhece que o caminho para a mudança de mentalidade é longo e árduo. “Infelizmente, o que mais mata no nosso estado são os acidentes de trânsito. (…) São pessoas com seus próprios sonhos que precisam ser salvas. Esse é nosso desafio enquanto instituição e sociedade”, pondera Magno.

Educação é a chave para a mudança cultural em prol de um trânsito mais seguro e respeito

 “Lages fez o seu dever de casa, pois baixamos de 743 para 648 acidentes de trânsito, uma redução de quase 15% em relação ao mesmo período do ano passado. E isso também pela movimentação feita pelas entidades e nesta Casa”, elogia o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Paulo Rangel. O oficial evidenciou as práticas de conscientização feitas pela corporação como a Rede Escolar de Segurança e o Proerd, uma vez que a violência no trânsito é outra temática trabalhada com as crianças.

“Cada criança impactada vai gerar um efeito positivo no futuro e fico orgulhoso por ver a seriedade que as instituições têm sobre o tema. (…) temos agentes de trânsito que são orgulhosos de sua atuação e a sociedade vai reconhecer a dedicação de vocês. Enquanto Secretaria de Planejamento, vamos investir em mais ações, infraestrutura, segurança, mas fundamental mesmo é a mudança de cultura para como se comportar melhor nesse ambiente onde todo mundo se cruza, seja como pedestre, ciclista ou condutor”, manifestou o secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Malek Rau Dabbous.

Presidente da Câmara de Lages, Maurício Batalha Machado (Podemos) citou um antigo provérbio árabe: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras” para comparar que na educação os ensinamentos de hoje serão colhidos no futuro. “Não será a prefeita ou nós, enquanto vereadores, que vamos colher os frutos plantados agora. Então acredito que cada ação por esta causa terá seu retorno”.

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages)

Everton Gregório – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

2 × 5 =