Os documentos relacionados e indispensáveis à reivindicação de cada um dos serviços devem ser consultados no link https://www.lages.sc.gov.br/
Entre os departamentos vinculados à Prefeitura mais requisitados pelos habitantes de Lages está o Balcão Cidadão. O setor ampliou a lista de serviços à disposição da comunidade já nesta quinta-feira (3 de fevereiro). Todos os serviços são gratuitos.
De cinco tipos de requerimento, o Balcão Cidadão passou para um total de 17. Correspondem aos seguintes:
1. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – Carteira de Trabalho Digital (cadastro);
2. Seguro-desemprego (pela Carteira de Trabalho Digital);
3. Cadastro de Pessoa Física (CPF) – (primeira e segunda vias e situação cadastral);
4. Isenção de taxa de Certidão de Nascimento e/ou Casamento ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Títulos de Documentos de Lages para pessoas de baixa renda;
5. Currículo (emissão e impressão);
6. Casamento comunitário (inscrições);
7. Cadastro Único (CadÚnico) – (impressão de inscrição);
8. Alistamento militar online pela conta virtual do Governo Federal (gov.br);
9. Certidão negativa de débitos municipais para pessoa física;
10. Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) – (emissão de segunda via da guia em situações sem dívidas);
11. Certidão de antecedentes criminais pelo Fórum Nereu Ramos/Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Polícia Federal;
12. Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) – (cadastro, atualização e impressão);
13. Credencial de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência física;
14. Fatura de água da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) – (impressão de segunda via);
15. Fatura de energia elétrica das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) – (impressão de segunda via);
16. Título de Eleitor (solicitação online de primeira via/Certidão de quitação eleitoral/geração de guias para pagamento de multas), e
17. Viabilidade de aposentadoria pelo acesso virtual à conta do Governo Federal (gov.br).
Os documentos relacionados e indispensáveis à reivindicação de cada um dos serviços devem ser consultados no hotsite do Balcão Cidadão (https://www.lages.sc.gov.br/
Funciona ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A comunicação pode, ainda, ser estabelecida por telefone e/ou e-mail: 3019-7473 – balcaocidadao@lages.sc.gov.br. “A equipe está a postos para auxiliar os cidadãos na emissão de documentos fundamentais para o exercício de sua cidadania, é um direito garantido e respeitado”, reitera o diretor do Balcão Cidadão, Feliciano Martins. O gerente do Balcão Cidadão, Luiz Amorim, justifica que, “quanto mais serviços a prefeitura possibilitar às pessoas, melhor para o seu dia a dia. Nossa missão é facilitar a vida dos contribuintes”.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Arte: Balcão Cidadão/Divulgação