Câmara de Lages celebra o Dia Municipal do Rotary

Por Luiz Del Moura

No dia 23 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial e também Nacional do Rotary. Em Lages, o Dia Municipal alusivo às datas citadas foi instituído por meio do Projeto de Lei 0146/2021, de autoria da Vereadora Elaine Moraes (Cidadania).

Diante da relevância do trabalho desenvolvido pelos clubes de rotarianos e seus voluntários, o Poder Legislativo realizou sessão solene nesta quinta-feira (22) em comemoração e reverência a data. A proposição do expediente também foi de autoria de Elaine, através do Projeto de Decreto Legislativo 0001/2024, aprovado no Plenário da Casa Legislativa pelos demais parlamentares.

Na opinião da proponente do ato solene, o Rotary semeia harmonia e bem-estar. “Que tenha vinda longa, para o nosso bem e para o bem daqueles que mais precisam. É uma honra e motivo de orgulho reconhecer a grandeza do trabalho que desenvolvem”, ressaltou a vereadora.

Os homenageados pelo Legislativo Lageano foram:

Rotary Club de Lages
Data da Fundação: 12/06/1948

Rotary Club de Lages Norte
Data da Fundação:17/10/1959

Rotary Club de Lages Coral
Data da Fundação: 23/03/1987

Rotary Club de Lages Alvorada
Data da Fundação: 12/04/2011

Rotary Club de Lages Catedral
Data da Fundação: 12/06/2014

Associação de Senhoras Rotarianas
Data da Fundação: 07/05/1969

Rotaract Club de Lages
Data da Fundação: 08/10/2016

Rotary Club de Lages Araucária
Data da Fundação: 01/04/2022

RotaKids de Lages
Data da Fundação: 28/05/2022

 

Histórico

O Rotary Club Internacional, primeiro clube de prestação de serviços, foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris se reuniu com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago. Hoje, está presente em mais de 200 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 36 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de um milhão de voluntários.

A entidade é humanitária, apolítica e forma uma rede entre líderes comunitários, amigos e membros da sociedade em todo o mundo, com o propósito de desenvolver ações em prol de quem precisa. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International.

O Rotary incentiva seus clubes a se dedicarem às mais variadas atividades de prestação de serviços como o combate à fome; proteção ao meio-ambiente; prevenção de violência; alfabetização; combate ao abuso de drogas; erradicação de doenças; serviços à juventude e aos idosos.

A médica Mônica Nogara Borges falou em nome dos homenageados. “O Rotary é uma das maiores organizações sem fins lucrativos do mundo. Oferecemos o conforto de itens como alimentos, roupas, cobertores, fraudas, cadeira de rodas e apoiamos ações na saúde e educação. O Rotary está aberto a qualquer pessoa de boa índole disposta a servir”, disse ela.

Assista a sessão na íntegra no Youtube

Matéria TV Câmara

Fotos: Bruno Heiderscheidt

Por Alex Branco – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

12 + 19 =