Doença de Alzheimer foi pauta na Câmara de Lages

Por Luiz Del Moura

Em sessão especial realizada na tarde desta terça-feira (26), por meio do requerimento 198/2023, de autoria da vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), aprovado pelos demais pares, o Poder Legislativo abordou questões relacionadas à Semana do Alzheimer, instituída em Lages pela Lei nº4.619, de 21 de novembro de 2022.

O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

O expediente contou com a participação da gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Ribeiro; Fabiana Padilha da Silva, coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD); e Diana Hackbarth, assistente social (SAD).

Segundo a proponente, o objetivo da pauta é promover o diálogo. “A doença parece ser de conhecimento comum, mas infelizmente não é. Por isso a importância de ouvir as pessoas que convivem diariamente com isso. Precisamos ouvir cuidadores, profissionais de saúde, familiares, pacientes e gestores públicos em busca de conscientização, orientações e trocas de experiência”, ressaltou Katsumi.

Acompanhe a íntegra da sessão especial.

Matéria:TV Câmara

Fotos: Bruno Heiderscheidt

Por Alex Branco – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

2 + 2 =