Legislativo Lageano celebra os 50 anos do CAV/Udesc Lages

Por Luiz Del Moura

Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (dia 4), no Plenário Nereu Ramos da Câmara, foi prestada homenagem as cinco décadas de atuação do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) na cidade de Lages. A realização da presente solenidade atendeu ao Projeto de Decreto Legislativo 0002/2023, de autoria da vereadora Suzana Duarte (Cidadania) e aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa. Durante o evento, uma parte da história da instituição foi lembrada por meio de um áudio visual produzido pela equipe da TV Câmara.

A sessão foi presidida pela proponente e contou com a presença de outros parlamentares. A mesa de honra foi composta pelo secretário municipal de Administração e Fazenda, Alexandre dos Santos Martins, representando o prefeito em exercício Juliano Polese; o bispo da Diocese de Lages, Dom Guilherme Werlang; professor Paulo Cassol, representando os ex-diretores do CAV; e o atual diretor geral, André Thaler Neto.

Suzana descreveu como especial o momento da homenagem: “É uma noite de festa, 50 anos são bodas de ouro! O brilho deste ouro reflete na história de vida de estudantes, professores, técnicos e servidores que acreditaram na construção do conhecimento e que contribuem diariamente para desenvolver a nossa cidade e a região. Ao longo destas cinco décadas o CAV se tornou referência”, argumentou.

Também foram homenageados os ex-diretores presentes no evento. Thaler recebeu das mãos da vereadora um certificado de reconhecimento pelo seu trabalho frente à instituição e o Poder Legislativo foi agraciado com um selo comemorativo dos 50 anos, entregue pelo atual gestor. Em sua fala, ele agradeceu à Câmara de Vereadores e destacou a relação de vida com a instituição. “Para mim, como ex-aluno, professor e agora diretor, o sentimento é de muito orgulho. Esta história foi construída por muitas mãos e todos foram importantes – os que pelo CAV passaram e os que nele ainda estão”, disse o diretor. 
                    Saiba mais sobre o CAV

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV-Udesc) iniciou suas atividades em 6 de fevereiro de 1973 como a Escola Superior de Medicina Veterinária (Esmeve). Atualmente, possui cerca de 1.200 alunos nos cursos de graduação, 400 pós-graduandos,150 professores, 77 técnicos universitários e 64 colaboradores terceirizados. Sua estrutura física é composta por quase 100 laboratórios.
A instituição é estruturada em ensino, pesquisa e extensão e oferece cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, além dos cursos de pós-graduação em Bioquímica, Biologia Molecular, Ciência Animal e do Solo (todas com mestrado e doutorado) e ainda Ciências Ambientais (mestrado), Engenharia Florestal (mestrado), Produção Vegetal (mestrado e doutorado) e Residência em Medicina Veterinária (pós-graduação latu sensu).

Fotos: Bruno Heiderscheidt
Por Alex Branco – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

dois × um =