O espaço hoje destinado às reuniões de pequeno porte entre parlamentares e que também recebe a sociedade em geral para deliberações diversas, foi denominado oficialmente como “Auditório Valentim Elisboa Anacleto (Tozzo)”.
A homenagem proposta pelo Presidente da Casa Legislativa, Jean Felipe (Progressistas) foi aprovada por todos os parlamentares e realizada na tarde de segunda-feira (11), com a presença de familiares do ex-vereador, falecido em 17 de dezembro de 2001.
Tozzo nasceu em 03 de junho de 1949, na localidade de Cruzeiro, município de São Joaquim-SC. Foi eleito em 1996 para a 13ª legislatura (1997-2000), pelo Partido da Frente Liberal (PFL), com 1.131 votos e reeleito para a 14ª legislatura pelo Partido Progressista brasileiro (PPB), obtendo 1.563 votos, assumiu a presidência do Poder Legislativo no biênio (1999-2000).
Entre inúmeros projetos de sua autoria destacam-se a redução do recesso parlamentar no mês de julho e o horário livre do comércio. Sua biografia e a trajetória política está descrita na página 157 do livro Memórias do Legislativo Lageano.
O filho do homenageado descreveu o pai como um conhecedor das funções políticas e focado nas causas que defendia. “ Este reconhecimento no pós-morte dele, é vida para nossa família, ele sempre foi muito dedicado em tudo que fazia, levava muito a sério a vida pública e as responsabilidades do ofício. Vinte anos depois isto é ratificado e nos dá orgulho pelo significado dele na história política de Lages”, concluiu Sandro Anacleto.
Jean Felipe destacou a importância de reverenciá-lo pela sua contribuição para Lages. “É uma justa homenagem, queremos eternizar o nome de Tozzo como alguém que muito fez pela nossa cidade, cabe a esta Casa lembrar da importância de todos aqueles que sempre defenderam os interesses dos que mais precisam”, disse o presidente.
Texto e fotos:
Alex Branco – Jornalista
Comunicação – Câmara de Lages