Preparativos para a edição 2026 tiveram início já no ano passado. Em dezembro, a Prefeitura de Lages divulgou o primeiro edital público, em andamento, para realização dos shows nacionais, cuja sessão pública online será aberta em 23 de janeiro
Assinado pela prefeita Carmen Zanotto, o documento institui como integrantes da Comissão Central Organizadora (CCO) da Festa Nacional do Pinhão 2026 – 36ª edição: O chefe de gabinete da Secretaria de Gabinete da Prefeita e Relações Institucionais, Samuel Ramos, como presidente; seguido pela secretária da Administração, Fernanda Torres; pelo secretário da Fazenda, Valdeci Macedo de Liz; pela procuradora-geral do Município (Progem), Rosane de Oliveira; pela secretária do Turismo, Ana Vieira; pela superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto; pelo executivo de Comunicação, Diogo Schimitz; pelo secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, e pelo secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.
A prefeita Carmen Zanotto reitera que o público poderá esperar uma edição maior e melhor em todos os sentidos. “O formato que adotamos em 2025 foi totalmente novo e ousado, que nos permitiu realizar a Festa Nacional do Pinhão como Poder Público. Estamos atentos e iremos avaliar todas as demandas que recebemos, tanto de nossos moradores, quanto de nossos visitantes”, antecipa.
Entre as primeiras missões da Comissão está a elaboração de estudos para embasar a escolha do melhor formato a ser adotado. “Será um modelo novo, no sentido de fortalecer os pontos altos da última edição, sem deixar de promover mudanças necessárias. Nosso consenso é o de atender as expectativas do público, assim como profissionalizar ainda mais o evento, garantindo, sobretudo, segurança jurídica à nossa Festa”, destaca o chefe de gabinete, Samuel Ramos.
Por sua vez, a secretária do Turismo, Ana Vieira, avalia: “Nossa Festa é um atrativo turístico já consolidado. Não somente em termos de turismo, mas de relevância econômica e cultura imaterial, com impactos desde sua estruturação e até mesmo após sua realização. Mais uma vez, teremos uma edição à altura de nossas tradições.”
Os preparativos para a edição 2026 tiveram início já no ano passado. Em dezembro, a Prefeitura de Lages divulgou o primeiro edital público, em andamento, para realização dos shows nacionais, cuja sessão pública online será aberta em 23 de janeiro.
Desta vez, a marca oficial da Festa Nacional do Pinhão estará atrelada ao Município. O Parque de Exposições Conta Dinheiro volta a receber uma parte da programação. E detalhes, como, o calendário de realização, a data de lançamento e as novidades deste ano, também já estão em andamento.
Além da CCO, subcomissões podem ser constituídas de acordo com a especialidade dos assuntos, como, por exemplo, nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Cultura, Comunicação, Serviços Públicos, Planejamento e Administrativo e Financeiro.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages