Concurso Fotográfico – “Olhares de Lages”

Por Luiz Del Moura

Com os temas Fauna, Flora e Espaço Urbano de Lages, a Câmara Municipal promove o concurso de fotografia “Olhares de Lages”. A ideia busca registrar a partilha de diferentes sentimentos e olhares sobre a nossa cidade, de modo a sensibilizar a comunidade e promover o interesse pela arte da fotografia, o desafio à criatividade dos participantes, o resgate ao pertencimento e a valorização das belezas e cenários da Princesa da Serra.

O concurso é aberto a fotógrafos amadores e profissionais que comprovem residência em Lages há dois anos, no mínimo. É uma competição individual, ou seja, são vetados trabalhos com mais de uma autoria. Cada participante pode encaminhar uma foto de cada tema, datadas a partir de 1º de janeiro de 2020. As fotografias de Fauna e Flora precisam ser feitas no modo retrato/vertical, enquanto a de temática Espaço Urbano terá de ser apresentada no modo paisagem/horizontal.

As fotos selecionadas farão parte de um livro impresso e digital e de exposições em locais a serem divulgados posteriormente nas mídias da Câmara. A 1ª colocada de cada categoria será impressa e alocada no Plenário Nereu Ramos do Poder Legislativo Lageano como registro à posterioridade das belezas de Lages.

Avaliação e inscrição

A Comissão Julgadora, composta pelos vereadores da Mesa Diretora e um corpo técnico, vai avaliar os trabalhos sob os seguintes critérios: criatividade e originalidade; composição fotográfica; qualidade artística; relevância e qualidade. O resultado será divulgado no dia 17 de dezembro no site oficial e nas mídias digitais da Câmara de Lages.

As inscrições são gratuitas e o participante precisa enviar até o dia 9 de dezembro o nome completo, CPF, endereço e declaração de residência, além das fotos coloridas em baixa resolução no formato JPEG ao e-mail concursofotografico@camaralages.sc.gov.br. Caso a fotografia seja selecionada, o participante deve enviá-la em alta resolução, tal como segue: Largura 4096 / Resolução 300dpi / 10 mega / formato JPEG ou TIFF.

Qualquer câmera fotográfica poderá ser utilizada, mas no caso de câmera analógica, as fotografias deverão ser reveladas e digitalizadas. É proibida qualquer gravura, marca d’água ou afins que identifique a autoria do autor. Ajustes como contraste, brilho, saturação e nitidez serão aceitos, ao passo que serão excluídas aquelas com mudanças na composição original, inserção de elementos, troca de fundo, fusão de imagens e foto em panorama que una diversas imagens. Efetivada a inscrição, não serão aceitas correções ou alterações às obras.

Para mais detalhes sobre o certame, acesse o edital do Olhares de Lages.

Comunicação – Câmara de Lages

Leia também

Deixe um comentário

14 + um =