Ex-prefeito de São José do Cerrito Pedro Esmério completa 102 anos nesta terça-feira

Por Claudio Santos

O ex-prefeito mais idoso da Serra Catarinense e seguramente, na lista de ex-políticos mais longevos do Brasil, Pedro Esmério da Silva completou 102 anos hoje (19). Nascido em 1919, o ex-político governou sua terra natal entre 1° de fevereiro de 1976 a 31 de janeiro de 1983, sendo o único prefeito com mandato prorrogado por dois anos.

Lúcido e ainda forte, dada a idade avançada, Pedro Esmério passa os dias ao lado de seus cuidadores, o filho Antônio e a nora Alaíde, na localidade de Bela Vista. Listou entre as pessoas prioritárias a receber a vacina contra a Covid-19 e não descuidou um só dia, do uso da máscara e álcool, assim como o distanciamento de outras pessoas e a não aglomeração.
Imunizado com todas as doses de vacina, ainda hoje é procurado por políticos para aconselhamento e se tornou referência para São José do Cerrito. Amigo e vizinho do atual prefeito José Dirceu da Silva, que reside na localidade de Canoas, Pedro Esmério exerceu também, mandato de vereador em 1961 pela União Democrática Nacional (UDN) e em 1972, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena).
Dentre as ações marcantes de Pedro Esmério, estão a conclusão do prédio atual da prefeitura e Câmara de Vereadores, o Posto de Saúde da sede do município, construção de várias escolas e ações fortes na agropecuária.
O presidente da Amures, prefeito de Capão Alto Tito Pereira Freitas, externa seus cumprimentos ao ex-prefeito e deseja que Deus abençoe Pedro Esmério e sua família, para continuem sendo esta referência importante para a Serra Catarinense.

Leia também

Deixe um comentário

três + três =