Palmeira atua no fomento da pecuária de corte e ovinocultura

Por Luiz Del Moura

No último dia 21 de julho, o município de Palmeira, na Serra Catarinense protagonizou um dia de discussão, numa programação especial voltada ao fomento e a organização dos produtores, voltada ao marketing de produtos e carnes, durante o X Seminário de Pecuária de Corte, e o V Seminário de Ovinocultura. Palmeira é reconhecida como a Capital Catarinense de Carnes de Qualidade. O evento trouxe palestras ligadas aos temas, através de técnicos da Epagri, Cidasc, Prefeitura Municipal e o Sebrae.

Os produtores tiveram oportunidade de questionar e interagir a respeito da trajetória das ações que foram desenvolvidas e organizadas para o melhoramento da atividade pecuária no município de Palmeira, além do surgimento dos grupos e associações de pecuária. De parte do Sebrae, a explanação abordou sobre motivação e organização dos produtores em associação e cooperativa dentro da atividade pecuária de produção de bovinos e ovinos para produção de carne e comercialização. O aspecto da sanidade animal também foi tema, trazido pela Cidasc.

No contexto geral, os dois seminários abordaram mais detalhadamente, sobre a importância da participação dos produtores com compromisso, querer fazer parte, entender os direitos e deveres do associativismo, e a importância do trabalho coletivo. Além disso, também foram levados em conta o marketing, a apresentação do produto, imagem do que quer vender e que público quer atingir, qual o conceito do produto na questão social (agricultura familiar), segurança alimentar, ambiental, econômica.

Sobre a pecuária de corte em Palmeira

A pecuária de corte é atividade tradicional e faz parte da cultura do povo “Serrano”, e, em Palmeira não é diferente. Presente em 528 propriedades, a criação de bovinos é importante atividade econômica para o sustento de muitas famílias. O rebanho, conforme dados da Cidasc e ajustados pela Epagri, é de 12.352 cabeças bovinas e 2.250 cabeças ovinas. Isso demonstra que a atividade está em expansão ano a ano.

O município de Palmeira possui um projeto de desenvolvimento da pecuária intitulado “Organização da cadeia produtiva da pecuária de corte, para formação de uma aliança mercadológica para produção, processamento e comercialização de cortes e produtos de carne bovina e ovina”. O objetivo é qualificar e estruturar as propriedades cujo trabalho vem sendo desenvolvido desde 2012.

 Fotos: divulgação

Por Assessoria de Imprensa

Leia também

Deixe um comentário

3 × um =