Trabalho de doutorando da Udesc Lages sobre vírus no trigo é destaque nacional

Por rexpressivaADM

O trabalho do doutorando Fernando Sartori Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, foi destaque na 14° Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa do Trigo e Triticale, realizada de forma on-line, na última semana.

O artigo intitulado “Caracterização molecular do vírus da espiga branca do trigo no Brasil” foi escolhido como melhor produção do evento na área da fitopatologia e foi apresentado a todos os participantes, durante a plenária final do encontro (confira o vídeo). O trabalho foi orientado pelo professor Fabio Nascimento da Silva e coorientado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Trigo), Douglas Lau.

Segundo o doutorando, a virose da espiga branca é relatada no Brasil, há décadas, e já foi encontrada em, praticamente, todos os estados onde se cultiva o trigo. “Mais recentemente, áreas maiores de lavouras foram afetadas no Paraná”, aponta ele.

O pesquisador explica que, com a caracterização molecular realizada por métodos modernos de sequenciamento, é possível montar, praticamente, todo o genoma viral, “possibilitando desenhar iniciadores específicos para realizar a detecção do vírus por métodos moleculares”, diz ele.

Para Fernando, a relevância do estudo para identificar o vírus por métodos moleculares está na contribuição para a sustentabilidade da triticultura brasileira: “é importante frisar, também, a importância do grupo de pesquisadores e estudantes envolvidos na caracterização de uma doença de etiologia viral, onde, há alguns anos, a Udesc Lages vem desenvolvendo trabalhos em parceria com a Embrapa Trigo, Embrapa Informática Agropecuária, Biotrigo Genética e Fundação ABC”, conclui ele.

A 14° Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa do Trigo e Triticale reuniu pesquisadores de instituições públicas e privadas, profissionais da assistência técnica, produtores e representantes da cadeia produtiva do trigo e triticale do Brasil. O evento teve apresentação de trabalhos científicos de várias áreas, tendo os professores Fabio Nascimento da Silva e Ricardo Trezzi Casa como representantes da Udesc na Subcomissão de Fitopatologia.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

Leia também

Deixe um comentário

20 − 8 =