O incentivo ao turismo rural como alternativa de renda no interior de Brunópolis, uma das propostas da prefeita Tânia Conceição Bortolini, começa a se concretizar com iniciativas como a do produtor Antoninho Colaço, morador da localidade de Ramo Verde, a cerca de 20 quilômetros da BR-470.
Às margens do lago do rio do Pinto, afluente do rio Canoas, represado pela Usina São Roque na divisa com São José do Cerrito, Antoninho Colaço está investindo na construção de uma pousada com quiosque para receber grupos de visitantes aos finais de semana. O local, que fica a cerca de dois quilômetros do eixo do rio Canoas e a 10 quilômetros do barramento da usina, já atrai visitantes principalmente do Alto Vale do Itajaí, interessados em atividades de pesca e encontros em família.
Apesar da distância da rodovia, o acesso à propriedade é tranquilo e as estradas estão em boas condições. O espaço da pousada, em obras há pouco mais de um ano, representa um sonho para o produtor. “Meu sonho nessa propriedade é transformar esse local num destino turístico de verdade, com demandas de todo o Estado e de outras regiões do Brasil. Trabalho com foco nesse projeto”, comenta Antoninho.
O empreendimento é familiar e conta com o apoio da esposa Noeli Alves e do filho Luiz Felipe. Pensando na sucessão familiar, Felipe, que antes trabalhava como operador de escavadeira hidráulica, tem buscado conhecer outras experiências voltadas ao turismo para aprimorar o negócio. “Sei da importância de avançar além do que estamos fazendo hoje. Eu moro na cidade, mas sempre que posso venho para cá para acompanhar o negócio que é da família”, destaca.
Mesmo ainda em fase inicial, o projeto já desponta como referência no município e reforça o potencial do turismo rural como motor de desenvolvimento econômico e social para o interior de Brunópolis.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação | Amures