Sesc leva rede móvel de mamografias a mulheres de Urubici e Bom Jardim da Serra

Por Luiz Del Moura

A rede móvel do projeto Saúde Mulher do Serviço Social do Comércio (Sesc) está levando exames citopatológicos e de mamografia a mulheres de Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense. Desde o dia 6 de fevereiro e até o dia 28 de abril, os serviços estão sendo ofertados gratuitamente e a unidade espera atender 600 mulheres da região.

Segundo a gerente do Sesc de Concórdia, são duas unidades que percorrem o Estado de Santa Catarina para realizar os atendimentos. “O caminhão não serve para encontrar problemas, mas sim perceber e detectar precocemente alguma doença que possa ser curada. Estamos com parcerias das unidades de saúde e ficamos muito felizes com o projeto. Ele realmente faz a diferença na comunidade e, além disso, proporciona orientações nas escolas, nos bairros e nos clubes”, disse a gerente.

No Brasil, a ação ocorre ao longo de todo o ano e não somente durante o Outubro Rosa, circulando por 22 estados de Norte a Sul, no total de 25 unidades do Sesc Saúde Mulher. Essas 25 unidades móveis têm capacidade para realizar anualmente 176 mil mamografias, 176 mil exames para rastreamento de câncer de colo de útero, ou papanicolau, e 275 mil atendimentos com orientações educativas sobre temas de saúde sexual e reprodutiva.

“A vinda para Urubici foi a segunda vez, estivemos aqui há três anos, antes da pandemia, e fizemos um trabalho maravilhoso. Tivemos uma boa demanda e uma boa adesão novamente, e por isso voltamos à cidade. Mais de 600 mulheres de Urubici e Bom Jardim da Serra devem ser atendidas”, finalizou a gerente.

Por Carolina Sott

Leia também

Deixe um comentário

3 × dois =