A Prefeitura de Lages em articulação e planejamento com a Amures realiza um plano de trabalho para o próximo ano visando novas capacitação e ações integradas com outros municípios da região e suas equipes que atuam diretamente na rede de proteção
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, em parceria com a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) realizou na quinta-feira (11 de dezembro) uma capacitação com os municípios de Painel, Bocaina do Sul e São José do Cerrito. Participaram do encontro secretários e secretárias municipais de Assistência Social e representantes técnicos da rede de proteção destes municípios.
De acordo com a secretária Suzana Duarte foram pauta do treinamento as orientações e criação do fluxo de atendimentos de mulheres vítimas de violência nestas cidades. “Lages é uma referência no atendimento e apoio à mulher vítima de violência. Com isso, mapeamos com os municípios participantes, a criação de um fluxo de atendimentos à mulher. Para nós isso também é uma troca de experiências”, comenta a secretária.
Com a capacitação os municípios da região Serrana criam um fluxo de atendimentos com planos de ações preventivos e de enfrentamento aos casos registrados nos órgãos públicos competentes.
Ministraram o treinamento a diretora de Articulações de Políticas Públicas e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Prefeitura de Lages, Marina Liz, e a equipe de referência com a psicóloga Ana Claudia Bevacqua e a assistente social, Gisele Abreu. “Esta é uma agenda promovida pela própria Amures. Assim, a Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa trabalha em conjunto com os municípios da Associação para crescermos enquanto região da Serra no enfrentamento à violência contra a mulher”, salienta a diretora Marina.
A assessora em Políticas Públicas da Amures e Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), Ana Paula Couto, destaca que esta parceria auxilia os municípios de Bocaina do Sul, Painel e São José do Cerrito na construção dos Plano Municipais de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. “Cada município deve elaborar o seu próprio plano, e a Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa de Lages está ajudando de forma técnica e próxima nesse processo. Trabalhar lado a lado, compartilhando experiências e fortalecendo a rede, é essencial para garantir acolhimento qualificado e proteção efetiva para as mulheres em toda a Serra Catarinense”, diz.
A Prefeitura de Lages em articulação e planejamento com a Amures realiza um plano de trabalho para o próximo ano visando novas capacitação e ações integradas com outros municípios da região e suas equipes que atuam diretamente na rede de proteção.
Texto: Ari Junior
Fotos: Divulgação