A Exposição mostra o processo de ocupação do território, os principais fatores que influenciaram o desenvolvimento da região e os elementos culturais que caracterizam a população local.
Sede de diversas manifestações artísticas desde a sua abertura, o Casarão Juca Antunes apresentará a partir do dia 1º de fevereiro mais uma grande atração, a exposição “Lages 250 anos: de vila tropeira a cidade-polo da Serra Catarinense”.
O projeto tem como objetivo apresentação de uma exposição sobre a formação e o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Lages como instrumento de valorização, investigação e comunicação dos patrimônios histórico-cultural e ambiental da Região Serrana de Santa Catarina.
Com a produção da Fazer Gestão Cultural, em parceria com a Fundação Cultural de Lages (FCL) e empresas patrocinadoras por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura, marca os mais de 250 anos da cidade, passando por diversas datas icônicas, como por exemplo, a primeira fundação de Lages por Correia Pinto em 22 de novembro de 1766, e a fundação da Vila no local em que hoje conhecemos em 22 de maio de 1771.A Exposição mostra o processo de ocupação do território, os principais fatores que influenciaram o desenvolvimento da região e os elementos culturais que caracterizam a população local.
Resultado do trabalho dedicado de profissionais de diversas áreas, a exposição utiliza recursos audiovisuais e objetos históricos cedidos pelo Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), possibilitando uma maior interatividade com o público e a apropriação do Casarão Juca Antunes, importante lugar de memória da cidade, tombado como patrimônio do Estado de Santa Catarina.
O acesso à exposição é gratuito, ficando aberta de terça-feira a domingo e contará com uma equipe de monitores para o atendimento ao público e desenvolvimento de ações educativas junto as escolas da região.
O espaço expositivo é o Casarão Juca Antunes, construído por volta de 1850, recentemente restaurado, que preserva boa parte dos elementos construtivos originais de uma típica residência de arquitetura luso-brasileira. O imóvel está situado no centro de Lages, o que favorece o seu uso como equipamento cultural, estando amplamente acessível à comunidade local e a turistas.
Segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Giba Ronconi, a mostra apresenta fielmente a identidade cultural do lageano. “A equipe da Fazer Gestão Cultural fez um trabalho de excelência na produção da exposição. Nós da Fundação Cultural somos parceiros na cessão do equipamento cultural Casarão Juca Antunes e com os objetos e documentos históricos do Museu Histórico Thiago de Castro para esta exposição de longa duração que irá contribuir em muito não só para o resgate da nossa história, mas principalmente para que as novas gerações possam conhecer muito mais do lugar onde moram”.
Serviço
O quê? Exposição de longa duração “Lages 250 anos: de vila tropeira a cidade-polo da Serra Catarinense”;
Onde? Casarão Juca Antunes;
Quando? A partir de 1º de fevereiro de 2022;
Horários? De terças as sextas-feiras, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h;
Ingressos? Gratuitos com a obrigatoriedade de uso de máscara.
Contato pelo telefone (49) 98405-0670 ou pelo e-mail fazercultural1@gmail.com
Texto: Fazer Gestão Cultural e Fabrício Furtado (FCL) – Foto: Bell Ribeiro (FCL)