Comunidade de Campo Belo do Sul/SC recebe peça teatral ZumZumZum – a União faz a Vida

Por Claudio Santos

O espetáculo que percorre várias regiões do país, é uma iniciativa do Grupo Cerco, com o apoio da Fundação Sicredi.
A comunidade de Campo Belo do Sul/SC, um dos municípios de atuação da Sicredi Altos da Serra RS/SC, recebeu no dia 14 de junho, a peça teatral ZumZumZum – a União faz a Vida. O espetáculo que percorre várias regiões do Brasil, é uma iniciativa do Grupo Cerco, com o apoio da Fundação Sicredi, que há anos viabiliza de forma gratuita turnês nacionais de espetáculos.
A peça foi apresentada para crianças de 4 a 11 anos da Escola Básica Municipal Casirimo de Abreu, Escola Básica Municipal Professor Jany Pucci Delfes Filho, Núcleo Escolar Municipal Nilceia da Silva e Escola Estadual Major Otacílio Couto. O público infantil pôde se divertir com a trama que apresenta os irmãos Artur e Leona numa jornada de descoberta do valor da cooperação. O evento foi realizado no Salão Paroquial Nossa Senhora do Patrocínio.
Nos anos de 2013 a 2015, a ZumZumZum fez sucesso e agora volta com atualização do texto do dramaturgo e jornalista Renato Mendonça e direção da conceituada artista do sul do país, Inês Marocco. O enredo se desenrola, parte na vida real dos irmãos, parte no reino da Rainha Mau-mau e de seu fiel escudeiro, Calafrio. Com a ajuda das abelhinhas, Leona e Artur evitam que a Rainha concretize sua ameaça de transformar nosso planeta em uma terra triste e egoísta. A questão das pessoas com deficiência é abordada na personagem Leona, que é cadeirante. É uma experiência nova para as crianças, que compreenderão os conceitos de cooperação, união e reconhecimento da singularidade de cada um de forma lúdica e divertida.
“A arte é capaz de conscientizar os espectadores sobre várias questões. No caso do ZumZumZum, os irmãos Leona e Artur inspiram empatia, entusiasmo, determinação e cumplicidade. E provam como é importante estarmos atentos ao outro, entendendo que somos todos diferentes e complementares”, afirma o dramaturgo Renato Mendonça. O cuidado de produção e a qualidade do Grupo Cerco e da Dux Produções garantem levar a vários estados e a vários públicos um teatro de alta qualidade. É um esforço conjunto da produção e da Fundação Sicredi para que o primeiro contato com o teatro seja fascinante, o que garantirá nossos espectadores do futuro. “Queremos que Classificação da informação: Uso Interno ZumZumZum seja um estímulo a que nossos espectadores apreciem todas as formas de arte, especialmente o teatro”, complementa Mendonça.
Para Gerente da agência Sicredi em Campo Belo do Sul, Fabio Bernardi Carbonera, ofertar mais conhecimento sobre cooperativismo através da arte e da cultura vai de encontro a missão da cooperativa. “Esta iniciativa da Fundação Sicredi, está alinhada com nosso objetivo enquanto cooperativa, que é ajudar mais pessoas a se desenvolverem no meio em que vivem. Quando falamos de crianças, a forma lúdica de trazer conhecimento, é um grande diferencial”, afirma.
Não é de hoje que a Fundação Sicredi apoia a arte e possibilita levá-la a muitas cidades brasileiras.
Durante o ano de 2022, a peça #Juntos, de Dedé Ribeiro, excursionou por 12 estados e Distrito Federal, totalizando um público de 21.546 espectadores em 80 teatros e locais de apresentações. O próprio espetáculo ZumZumZum – A União faz a Vida teve circulação de sucesso entre 2013 e 2015, seguida de Qual Vai Ser?, que percorreu 256 localidades entre 2015 e 2018, sendo uma das maiores turnês de uma peça nacional em número de cidades. Antes disso, foram realizadas as montagens de A Caravana dos Poupedis e Rir e poupar: é só começar. Todas as montagens e turnês aconteceram via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e tiveram excelente retorno de público.

Leia também

Deixe um comentário

4 × five =