Dois novos ciclones extratropicais estão previstos para atingir o Sul do Brasil. O primeiro deve se formar no decorrer do sábado, 8, sobre o mar entre o Litoral Sul de Santa Catarina e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
A maior influência desse sistema em SC deverá ser observada na manhã de domingo, 9, pois num período de 24 horas haverá chuva moderada com acumulados estimados entre 40 a 50 milímetros, atingindo o extremo sul do litoral catarinense.
O segundo ciclone extratropical tende a se formar entre terça, 11, e quarta-feira, 12, provocando chuva, rajadas mais intensas de vento, mar agitado e risco de ressaca para Santa Catarina. A formação dele está prevista para ocorrer entre o Litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai, e a maior influência para nosso estado será com relação à chuva, que poderá ocorrer de maneira intensa na região Sul catarinense. Além disso, o vento Sul sopra com moderada a forte intensidade na faixa litorânea, provocando agitação marítima, risco de ressaca e alagamentos costeiros.
É importante ressaltar que é normal, para essa época do ano, ocorrer a formação de um ciclone por semana próximo à Costa Sul do Brasil. A equipe da meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina acompanha 24 horas por dia 7 dias por semana a previsão, formação e comportamento dos sistemas meteorológicos que atingem Santa Catarina e, caso seja necessário, a Secretaria emitirá Avisos e Alertas para a preparação e resposta a possíveis ocorrências.
Defesa Civil de Santa Catarina