O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) celebrou 25 anos de existência nessa terça-feira (17). Desde a sua criação é notável a contribuição para o fortalecimento e qualificação do cooperativismo catarinense.
Os trabalhos do SESCOOP/SC concentram-se em três eixos: formação profissional, monitoramento e promoção social. Em todos eles, atua em prol do avanço da cultura cooperativista em Santa Catarina.
Por meio da formação profissional, a instituição oferece cursos, palestras e treinamentos para colaboradores das cooperativas catarinense. As capacitações promovem o desenvolvimento da principal riqueza do cooperativismo, as pessoas. A sua atuação por meio da formação continuada serve como referência no Brasil, provendo o constante desenvolvimento e aprimoramento de lideranças.
No eixo monitoramento, os esforços concentram-se na governança, com atividades de diagnósticos, acompanhamentos da identidade, da gestão, do negócio e de práticas ESG para subsidiar o planejamento de ações que visam o desenvolvimento sustentável das cooperativas.
Por fim, na promoção social, história do SESCOOP/SC transpassa a evolução nos campos da gestão e do conhecimento e realiza ações voltadas ao bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo substancialmente para o desenvolvimento das comunidades.
“É uma trajetória marcada por muitos desafios, mas também por conquistas que fortaleceram o cooperativismo em Santa Catarina e impactam positivamente as cooperativas, seus colaboradores e as comunidades. O SESCOOP/SC é peça fundamental para fazermos do cooperativismo catarinense este pilar de crescimento e transformação do nosso estado”, destaca o presidente do SESCOOP/SC, Vanir Zanatta.
Fonte: Assessoria de comunicação interna do Sistema OCESC