Número representa um aumento de 66% em relação ao primeiro semestre do ano passado, de acordo com levantamento da Embratur
Entre argentinos, uruguaios, chilenos e norte-americanos, Santa Catarina vem sendo um dos locais preferidos de turistas de outros países no Brasil. Entre janeiro e junho de 2025, o estado recebeu 526.703 turistas estrangeiros, o maior número já registrado, segundo dados da Embratur, com base em registros da Polícia Federal e do Ministério do Turismo. O número representa um crescimento de 66,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2024, foram registradas 315.697 chegadas no mesmo período, segundo o levantamento do Governo do Estado. Em relação a outros estados do Brasil, Santa Catarina teve a segunda maior alta percentual durante o primeiro semestre do ano.
Somente em junho, foram mais de 15 mil visitantes internacionais, um aumento de 51,52% em comparação ao mesmo mês em 2024, quando foram 9.999 turistas de outros países. O crescimento supera a média nacional, que atingiu 48,2% de alta no número de visitantes estrangeiros. No primeiro semestre, foram 5,3 milhões de chegadas no país.
De acordo com o levantamento, os destinos mais procurados por turistas estrangeiros em Santa Catarina vão desde o Litoral catarinense, com praias paradisíacas, até a Serra, que encanta quem visita com atrativos únicos.
Entre os municípios mais badalados, estão Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Bombinhas, Penha, Urubici, Joinville, Pomerode, Laguna e São Francisco do Sul. Da Argentina, vieram 371.329 turistas, enquanto estrangeiros do Chile (112.816), Uruguai (8.551), Paraguai (6.928) e Estados Unidos (4.743) vêm em seguida como os que mais chegaram até Santa Catarina no primeiro semestre.
Ações estratégicas
De acordo com o Governo do Estado, estão sendo desenvolvidas ações estratégicas para colocar Santa Catarina no panorama internacional, com investimento em eventos, campanhas, infraestrutura e qualificação do setor turístico. Também foi ampliada a malha aérea do Estado o que, segundo o Governo do Estado e a Embratur, foi um marco que possibilitou o aumento de visitantes.
— A gente tem inteligência de dados, a gente consegue, hoje, ampliar a malha aérea, que cresceu 18% em 2024 e já cresceu 16% neste ano de 2025. Além disso, a gente já está com um total de 48% acima de visitantes nesses seis meses do que estava no passado — disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Turismo gera mais empregos
O Governo do Estado também destacou que os visitantes impactam setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio registram crescimento significativo. Isso gera empregos formais e, consequentemente, aumento da arrecadação.
Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), a expectativa é que os números continuem crescendo no próximo semestre, com uma “alta temporada ainda mais expressiva”.
Florianópolis como um dos destinos mais procurados no inverno
De acordo com o relatório “Tendências de Viagem 2025” do Instituto Econômico da Mastercard (MEI), a cidade de Florianópolis é o quinto destino mais procurado por turistas latino-americanos para viagens de inverno em 2025. A capital catarinense ficou atrás do Rio de Janeiro, Iguazu (Argentina), Cancún (México), e Recife, no Nordeste brasileiro.
Para o estudo, foi realizada uma análise exclusiva de dados de transações de março de 2024 até março deste ano. No levantamento, foi observado um crescimento de 31% pela busca de férias na Capital catarinense entre junho e setembro.
Conforme o economista-chefe da Mastercard para a região da América Latina e Caribe (LAC), Gustavo Arruda, Florianópolis se destaca como um destino que “encanta e tem múltiplas experiências”.
— O aumento da busca pela região reforça seu potencial que equilibra opções de lazer e paisagens naturais — observou.
Fonte: NSC Total