A 13ª edição promete uma programação diversificada, reunindo artistas nacionais e internacionais em apresentações diárias ao longo da semana. A cidade de Lages, na Serra Catarinense, será palco da 13ª edição do Festival Internacional Música na Serra (FIMS). O evento inicia nesta quarta-feira, dia 23 de julho, a partir das 20hs, no Teatro do Colégio Bom Jesus, com um concerto de abertura gratuito e aberto ao público, marcando o início de uma intensa programação musical, encerrando no sábado, dia 26.
A apresentação de estreia será comandada pelo grupo Quartchêto, ao lado da Orquestra de Cordas FIMS, sob a regência do maestro Lucas Araújo. O concerto reunirá nomes de destaque na música instrumental brasileira, como Hilton Vaccari (violão), Júlio Rizzo (trombone), Ricardo Arenhaldt (percussão) e Gabriel Romano (acordeon), músicos que integram o Quartchêto.
O programa da noite trará uma seleção vibrante de composições autorais e arranjos especialmente preparados para o festival. Entre as obras estão, Mas tá bonito (Hilton Vaccari, arranjo de Pedro Figueiredo), Atropelando as Galinha (Julio Rizzo, arranjo de Alexandre Ostrovski), La Plata (Vaccari, Arenhaldt e Luciano Maia), Varça, Sexta 13, D’estância, Campereando em Setembro e Galope do Guará, todas com arranjos de músicos renomados, como Silvio Sandro, Silvane Guerra e o próprio Ostrovski.
O Festival Internacional Música na Serra é reconhecido por promover a difusão da música erudita e instrumental, além de oferecer formação musical para jovens talentos. Lembrando mais uma vez, a entrada para o concerto de abertura é gratuita, assim como nas demais noites, e o público é convidado a chegar com antecedência, já que os lugares são limitados.
Mais informações sobre os próximos concertos e oficinas podem ser encontradas nos canais oficiais do festival, ou no site https://www.musicanaserrafims.com/
Programação das demais noites:
Orquestra Jovem de Lages
24/07 – Música de Câmara com Professores
Regência – André Chiomento
Grupo de Percussão
25/07 – Música de Câmara com Professores
Rafael Cesário
Suíte dos 5 para viola e cello
Gabriel Marin, viola
Rafael Cesário, cello
Orquestra Sinfônica
26/07 – Concerto de Encerramento
Regência – Lucas Araujo
Solista – Nathan Amaral
Realização: Instituto José Paschoal Baggio
Patrocínio: Havan, Banco Daycoval, GTS, J de Souza Equipamentos Florestais, Proaço, Vossko
Apoio: Colégio Bom Jesus, Fundação Cultural de Lages, Uniplac, Prefeitura Municipal de Lages, SCC10, SCC/SBT, Serra Catarinense
Incentivo Estadual: Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina
Fotos: divulgação
Por Assessoria de Imprensa
PCV Assessoria & Comunicação