Curso capacita profissionais para emissão de laudos e assegura direito das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Por Luiz Del Moura

Ação integra a programação da Semana Inclusiva em Lages, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT/SC)

Servidores da Secretaria da Assistência Social e da Secretaria da Saúde, além de representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), estão participando de um curso de capacitação sobre o Laudo Caracterizador de Deficiência. O documento é fundamental para que pessoas com deficiência tenham acesso a direitos garantidos por lei, especialmente no que se refere à inclusão no mercado de trabalho.

A ação compõe a programação da Semana Inclusiva em Lages, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT/SC).

A formação é dividida em dois momentos. O primeiro foi teórico, com oito horas de aula, realizado no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Lages, de forma online. A capacitação foi conduzida por Fernando André Sampaio Cabral e Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela, ambos auditores fiscais do Ministério do Trabalho. Durante as aulas foram abordados os critérios técnicos e legais para a emissão do Laudo Caracterizador de Deficiência.

O segundo momento será prático: Os profissionais capacitados irão atuar diretamente na emissão de laudos durante o Dia D – Feirão de Empregos de Lages, no dia 12 de setembro, dentro da programação da Semana Inclusiva.

Promover a equidade e ampliar oportunidades. “Iniciativas como esta mostram nosso compromisso com a inclusão. Garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a documentos que viabilizam sua entrada no mercado de trabalho é uma forma concreta de promover autonomia e justiça social”, argumenta a prefeita de Lages, Carmen Zanotto.

Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Inês das Graças Salmória, a capacitação é um avanço importante na promoção da inclusão e da cidadania. “O curso prepara nossos profissionais para que possam emitir laudos com responsabilidade e conhecimento técnico. Com isto, garantimos que mais pessoas com deficiência possam acessar o mercado de trabalho de forma digna, com seus direitos respeitados.”

O intuito é possibilitar que as pessoas com deficiência consigam ter acesso ao documento necessário para acessar vagas de emprego, além de outros direitos, de forma a estimular a inclusão social e a autonomia por meio do trabalho formal.

Texto: Samuel Gonçalves

Fotos: Josiane Cristine de Souza

Leia também

Deixe um comentário