O equipamento começa a operar na próxima segunda-feira (25 de agosto) e a tecnologia empregada identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real
O semáforo inteligente vai entrar em operação plena na próxima segunda-feira (25 de agosto), a medida visa desafogar o trânsito nos horários de movimento intenso, principalmente nos períodos de início e saída das escolas e final do expediente, quando o fluxo de veículos na região aumenta.
Os testes foram realizados com Agentes de Trânsito que simularam o funcionamento do semáforo no retorno das aulas com auxílio do drone para uma melhor avaliação. A ação mostrou resultados positivos e o trânsito apresentou melhor fluidez, sem formar grandes filas.
A prefeita Carmen Zanotto destacou o quão importante será a modernização para o trânsito. “A nova tecnologia tem como diferencial a capacidade de identificar a presença de veículos, ajustando o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real. Estamos investindo em tecnologia para oferecer mais segurança e qualidade de vida aos nossos cidadãos”, comenta a prefeita.
O secretário do Planejamento Urbano (Seplam), Malek Ráu Dabbous enfatiza a importância da instalação do semáforo no local. “Esse semáforo inteligente é um passo importante para o futuro do trânsito no nosso município, uma vez que o planejamento urbano é complexo e envolve repensar a cidade em muitas áreas, viabilizando alternativas inovadoras para a mobilidade urbana”, destaca o secretário.
“Esse novo semáforo inteligente representa um avanço importante para a mobilidade urbana em Lages. A tecnologia permite identificar o volume de veículos em tempo real, ajustando automaticamente o tempo de abertura e fechamento, o que contribui para um trânsito mais fluido e seguro”, explica Ricardo Fonseca Nerbass, diretor de Mobilidade Urbana da Seplam.
Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Nilton Wolff