Santa Helena recebe contenção de encostas e extensão em rede de drenagem

Por Luiz Del Moura

Infraestrutura avança nos bairros de Lages com melhorias diretas à população. Planejamento urbano sustentável integrado é destaque nesta gestão, por meio de monitoramento constante, correto escoamento de água da chuva e revitalização de áreas degradadas

A Prefeitura de Lages está executando mais uma intervenção essencial para a infraestrutura urbana, no reforço de áreas próximas a rios ou cursos d’água. O trabalho, desta vez, se concentra na rua Osvaldo Muniz, no bairro Santa Helena.

Realizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, o projeto inclui solucionar dois problemas: O desmoronamento de encostas e a insuficiência da rede de drenagem pluvial existente. “Com o correto dimensionamento, conseguiremos atender a comunidade com a devida vazão d’água e, por consequência, evitar alagamentos, visto que se trata de área residencial e a manutenção da área era fundamental”, resume o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.

A obra ocorre exatamente no cruzamento entre as ruas Osvaldo Muniz e Maurício Antônio Nunes, num terreno de esquina que abriga a passagem de um córrego. Após vistoria, as equipes municipais confirmaram a incidência de erosão no solo e a necessidade de realizar a contenção das encostas.

A técnica escolhida para o local é o enrocamento de pedras, quando o material não é apenas descarregado, mas distribuído unitariamente, alternando entre o auxílio de máquinas e o trabalho manual das equipes operacionais, para formar as barreiras laterais. Este tipo de serviço permite que o solo volte a se estabilizar.

Além da contenção de encostas, a Prefeitura também está expandido a rede de drenagem situada na região. “Nosso monitoramento continuará sendo constante, mas o planejamento urbano sustentável para nossa Lages está integrado. Focado não somente em solucionar problemas de escoamento de água da chuva, mas também observando questões ambientais. Revitalizar áreas degradadas e manter a limpeza de nossos bairros em dia é tarefa de todos para garantir segurança e dignidade às comunidades”, aponta a prefeita Carmen Zanotto.

Considerado de grandes proporções, o serviço deve se estender pelos próximos sete dias. Apesar de localizada, a obra vai permitir melhorias que irão atender não só as residências ao longo da via, como uma série de ruas em diversas quadras do Santa Helena, podendo chegar até a Mateus Junqueira, por exemplo.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Lages vem executando contenção de encostas em diversos bairros. As equipes do Município já passaram pelas ruas 31 de Março (São Sebastião), Ricarte Pereira de Sá (Beatriz) e Josaphat Lenzi (Brusque), e pelas avenidas Duque de Caxias (Conta Dinheiro), Maria Luiza (no bairro de mesmo nome) e Belisário Ramos, no entorno do Rio Carahá. Além do próprio Santa Helena, com obras nas ruas Belém e Marechal Deodoro.

Texto: Priscila Dalagnol

Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário