Prefeitura de Lages e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina lançam campanha “Outubro + Rosa” – Informação, prevenção e cuidado com a saúde da mulher

Por Luiz Del Moura

A campanha visa ampliar os serviços de saúde à mulher e sensibilizar a importância da prevenção e tratamento contra o câncer de mama

Outubro é o mês dedicado à conscientização do câncer de mama e à prevenção e ao cuidado com a saúde da mulher. Na edição 2025, a Prefeitura Municipal de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, preparou uma programação extensa, com o objetivo de compartilhar e promover saúde às mulheres.

As ações ocorrem de 3 a 30 de outubro e incluem atividades educativas, atendimentos diferenciados, campanhas de orientações voltadas à prevenção ao câncer de mama, rodas de conversas, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas.

A Prefeita de Lages, Carmen Zanotto, reforça a importância das ações e convida a população para participar. “Outubro Rosa é um lembrete da importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher. Em Lages, estamos mobilizados, oferecendo ações educativas, exames e atendimentos que priorizam a acessibilidade e a qualidade. De 3 a 30 de outubro, trabalhamos em parceria com as redes comunitárias, instituições e comunidade para promover bem-estar, informação e cidadania. Convido todas as mulheres a participarem e cuidarem de si mesmas”, enfatiza.

Panorama do Câncer de Mama e do Colo do Útero no Brasil

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

Em Lages o Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) realizou no primeiro semestre deste ano 10.073 procedimentos

O Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) atende toda a rede de saúde feminina. O serviço está interligado à Secretaria da Saúde, e atendeu de janeiro a julho deste ano 4.366 pacientes, totalizando 10.073 procedimentos.

Entre os procedimentos realizados pelo setor, estão as consultas com especialistas, consultas pré-natais, consultas puerperais, testes rápidos (HIV, hepatite, sífilis e outros), inserção e retirada do dispositivo intrauterino, coleta do material do colo do útero, encaminhamento para laqueadura e vasectomia.

Dos 4.366 pacientes atendidos, 2.016 passaram por consulta médica com especialista em ginecologia, 1.982 foram atendidos pela equipe de enfermagem, 793 por psicólogos e 415 pela assistência social.

A maioria dos atendimentos é encaminhada através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As consultas de pré-natal e exame preventivo ao câncer do colo do útero são realizadas por agendamento presencial, mediante apresentação de comprovante de residência ou cadastro atualizado de comprovação de moradia em área descoberta.

O Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) destina pacientes à realização de exames em clínicas credenciadas mediante convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, a exemplo de mamografia, exame citopatológico de colo uterino (preventivo/Papanicolau), ultrassom, e exames laboratoriais. Conforme avaliação do profissional que atendeu a usuária, a maioria dos encaminhamentos é realizada via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), agendada na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou por autorização no sistema Gestão Municipal da Saúde (Gemus) no próprio Ceasm, e alguns exames já têm agendamento no Sisreg na hora, como mamografia e biópsia.

O Ceasm está localizado na rua James Robert Amós, nº: 109, parte de trás do Fórum Nereu Ramos. Telefone e email para contato são: (49) 3251-7900/WhatsApp – (49) 3251-7900 email –  [email protected].

Outubro + Rosa: confira a programação e reserve um tempo para você!

·         03/10 – Lançamento do Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher, com a unidade móvel “Carreta da Mulher”, na Praça João Costa (Calçadão), às 9h.

·         07 a 09/10 – Ação para realização de exame clínico de mamas e coleta de material para exame citopatológico do colo uterino no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

·         08/10 – Ação para servidoras do CASE/Semi no Caça, coleta de exame citopatológico do colo uterino, exame clínico de mamas e testes rápidos, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

·         09/10 – Palestra para os funcionários do Supermercado Fort, às 10h e às 15:30h;

·         10/10 – Palestra para funcionários do Fórum às 9h e 15h, pela manhã realização de exame clínico de mamas e coleta de material para exame citopatológico do colo uterino no CEASM para esse público;

·         11/10 – Ação para as Servidoras Municipais no Ceasm, realização de exame clínico de mamas e coleta de material para exame citopatológico do colo uterino, testes rápidos para sífilis, HIV, HCV e HBsAg, Reiki, Craniopuntura, Auriculoterapia e serviços de odontologia, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

·         14 e 15/10 – Ação para realização de exame clínico de mamas e coleta de material para exame citopatológico do colo uterino no Hospital Tereza Ramos, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

·         18/10 – Ação Mercado Público – realização de exame clínico de mamas e coleta de material para exame citopatológico do colo uterino, testes rápidos, vacinação, auriculoterapia, das 14h às 18h.

·         18/10 – DIA D nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – realização de exame clínico de mamas, coleta de material para exame citopatológico do colo uterino e vacinação (nas unidades com sala de vacina funcionante), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

·         21 e 22/10 – Ação para realização de exame clínico de mamas e coleta de material para exame citopatológico do colo uterino na Vossko do Brasil, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

·         29 e 30/10 – Ação para realização de exame clínico de mamas e coleta de material para exame citopatológico do colo uterino na Madepar Indústria e Comércio de Madeiras LTDA, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Texto: Silvana Mateus

Arte: Joao Francisco Custódio Maciel

Leia também

Deixe um comentário